CartaExpressa

Bolsa Família inclui 550 mil novos beneficiários em setembro

Pagamentos começam nesta segunda-feira e vão até o dia 29; famílias do RS vão receber de maneira unificada

Cartão do programa Bolsa Família. Foto: Roberta Aline/MDS
Apoie Siga-nos no

O programa Bolsa Família, reinaugurado pelo governo Lula (PT) no primeiro semestre, incluiu mais 550 mil beneficiários neste mês de setembro. Os pagamentos deste mês do Bolsa Família começam nesta segunda-feira 18. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, a ampliação de cadastros no mês se deve à busca ativa feita pelo governo.

Desde o começo do ano, 2,15 milhões de famílias começaram a fazer parte do programa. Por outro lado, cadastros irregulares de pessoas que não preenchiam os critérios para que pudessem receber o benefício fizeram com que o governo cortasse 934 mil benefícios até o fim do primeiro semestre.

Neste ano, setembro é o segundo mês com o maior crescimento no número de beneficiários, só perdendo para março, com quase 700 mil novos registros. Dessa forma, o mês de setembro totaliza 21,4 milhões de famílias contempladas. O valor representa um aumento de 1,6% em comparação ao total de famílias do mês de agosto. 

Em termos de pagamento, o valor médio do benefício pago às famílias ficará em 686,89 reais. É o segundo mais alto já registrado na história dos programas de transferência de renda do governo federal.

Os pagamentos iniciados hoje vão até o próximo dia 29. Nesta segunda, as parcelas serão pagas para os beneficiários cujo Número de Identificação Social (NIS) termina em 1. As datas seguintes serão para pagamentos de acordo com a ordem crescente do final do NIS (2,3,4 e assim por diante, até o final 0).

Para setembro, o pagamento escalonado não vale para famílias do Rio Grande do Sul. A exceção acontece porque, neste mês, todas as famílias gaúchas receberão de maneira unificada nesta segunda. A ação decorre dos prejuízos causados pelas fortes chuvas que mataram dezenas de pessoas. No estado, são 159.738 famílias beneficiadas.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.