Política

Chuvas no RS: Lula anuncia R$ 600 milhões do FGTS e R$ 1 bilhão do BNDES

Segundo o mais recente boletim da Defesa Civil gaúcha, há 47 mortos em decorrência da passagem de um ciclone

Reunião interministerial sobre a recuperação do Vale do Taquarati (RS). Foto: Ricardo Stuckert/PR
Apoie Siga-nos no

O presidente Lula anunciou nesta terça-feira 12 a liberação de 600 milhões de reais do FGTS para as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. Segundo o governo, a medida beneficiará 354 mil trabalhadores.

Ele informou também que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social empenhará 1 bilhão de reais para ações de recuperação da economia na região. Trata-se de uma linha de crédito com juro zero, corrigida apenas pela inflação, voltada a pessoas jurídicas.

“Vamos continuar acompanhando, porque está chvendo ainda. Certamente vamos ter muito mais informações. Na meddia em que for acontecendo, vamos tomando as decisões”, afirmou Lula em um vídeo divulgado na noite desta terça. Ele aparece na gravação ao lado do vice-presidente Geraldo Alckmin.

De acordo com o mais recente boletim da Defesa Civil gaúcha, há 47 mortos e nove desaparecidos em decorrência da passagem do ciclone extratropical pelo estado. Nove pessoas estão desaparecidas. As autoridades confirmam também 20.517 desalojados e 4.794 desabrigados.

No último domingo, o governo já havia anunciado que as ações em socorro aos municípios gaúchos totalizavam 741 milhões de reais.

Os recursos serão distribuídos da seguinte forma:

  • Ministério da Defesa terá 26 milhões de reais para o uso de helicópteros e demais maquinários para buscas e reconstrução;
  • Ministério da Saúde terá 80 milhões de reais para reconstrução de unidades destruídas, além da atuação das equipes da Força Nacional de Saúde;
  • Ministério dos Transportes terá 116 milhões de reais para reconstruir um trecho da BR 116 na região do Rio das Antas;
  • Ministério do Desenvolvimento Social e Ministério do Desenvolvimento Agrário aplicarão 125 milhões de reais no Programa de Aquisição de Alimentos;
  • Ministério das Cidades usará 195 milhões de reais para a construção de moradias; e
  • Ministério da Integração Nacional receberá 185 milhões de reais para ajuda humanitária e reconstrução de ruas, estradas, limpeza e pavimentação de municípios.

Outra medida envolve a antecipação para 18 de setembro dos repasses do Bolsa Família para os afetados. O Benefício de Prestação Continuada será pago no dia 25. As prefeituras ainda deverão receber 800 reais por habitante atingido. Para os interessados, também será liberado o valor de um salário mínimo pelo BPC – o valor deverá ser pago em até 36 meses sem correção.

O governo federal também adiou o pagamento de tributos federais.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo