CartaExpressa

Cadastro irregular no Bolsa Família faz governo cortar 934 mil benefícios

Regras mais rígidas foram impostas aos cadastros unipessoais

Cartão do programa Bolsa Família. Foto: Roberta Aline/MDS
Apoie Siga-nos no

O governo federal vem promovendo um “pente fino” no Bolsa Família, desde que o programa foi relançado no País, em março. Os dados atualizados apontam que, até julho, 934 mil beneficiários que diziam morar sozinhos foram retirados do programa. 

Desde a retomada do programa, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estabeleceu regras para revisão dos cadastros conhecidos como unipessoais. Em abril, o governo promoveu um bloqueio temporário de 1,2 milhão de benefícios e passou a exigir, dali em diante, o recadastramento. Já em junho, o governo aplicou regras mais criteriosas para os cadastros unipessoais.

A categoria saltou de 15% para 27% do total de beneficiários, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), quando o programa se chamava Auxílio Brasil. O aumento despertou na equipe do governo a necessidade de investigar possíveis fraudes.

Durante o governo anterior, os benefícios unipessoais saltaram de 2,2 milhões para 5,9 milhões. O aumento fez com que as famílias com duas ou mais pessoas diminuíssem no programa. Essas famílias, especificamente, sempre representaram a principal fatia do perfil dos benefícios. Antes da mudança do nome do programa de Bolsa Família para Auxílio Brasil, as famílias com duas ou mais pessoas representavam 85% dos beneficiários. O percentual caiu para 73% ao final do governo Bolsonaro.

A pessoa que reside com familiares não pode se cadastrar como família unipessoal. Para se cadastrar no Bolsa Família, o usuário deve preencher um termo de responsabilidade. Caso preste informações falsas, poderá não apenas ter o benefício cortado, mas ser obrigada a devolver os valores recebidos de maneira indevida.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, novas reduções no quantitativo de unipessoais devem ser feitas ainda em agosto.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.