CartaExpressa

Após mentir na CPI, Fábio Wajngarten deve prestar novo depoimento

No pedido, Otto Alencar diz que ‘haverá acareação entre o depoente e o Policarpo Júnior, repórter da revista Veja’

Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado
Apoie Siga-nos no

O senador, Otto Alencar (PSD-BA), apresentou requerimento na quarta-feira 12 em que pede a reconvocação do ex-secretário de Comunicação do governo federal Fábio Wajngarten.

Na solicitação, o parlamentar afirma que “haverá acareação entre o depoente e o Sr. Policarpo Júnior, repórter da Revista Veja, para prestar esclarecimentos sobre quais os nomes citados como incompetentes e ineficientes na estrutura organizacional do Ministério da Saúde, na reportagem vinculada na revista”.

Em seu depoimento, Wajngharten disse que não usou, em entrevista à revista Veja, a palavra “incompetência” para se referir ao Ministério da Saúde.

Logo depois, a publicação divulgou o áudio em que o ex-secretário diz o termo.

Ao ser indagado se foi “negligência ou incompetência”, Wajngarten respondeu: “Foi incompetência. Quando você tem um laboratório americano com cinco escritórios de advocacia apoiando a negociação e tem do outro lado um time pequeno, tímido, sem experiência, é sete a um”.

O relator da CPI, Renan Calheiros (MDB-AL), chegou a pedir a prisão do depoente.

“Mentiu diante dos áudios publicados e continua mentindo. Esse é o primeiro caso de alguém que vem à Comissão Parlamentar de Inquérito e, em desprestígio à verdade, mente. Eu vou, diante do flagrante evidente, pedir a prisão de Vossa Senhoria”, declarou Calheiros.

O presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM) no entanto, discordou do pedido. A gente não pode tornar o País pior do que já está. Eu tenho que ter equilíbrio aqui. Então, não tomarei essa decisão. Tenho tomado decisões muito equilibradas, mas daí a ser carcereiro de alguém, não. Eu sou um democrata. Se ele mentiu, temos como pedir o indiciamento dele”, justificou.

Leia o requerimento.

 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar