CartaExpressa
Acampamentos golpistas serão ‘resolvidos’ até esta sexta, diz Flávio Dino
Segundo o ministro da Justiça, o governo Lula (PT) espera não haver resistência dos manifestantes


O ministro da Justiça e da Segurança Pública, Flávio Dino, disse nesta quarta-feira 4 que o problema dos acampamentos golpistas promovidos por bolsonaristas será resolvido até esta sexta 6.
Ao sair da cerimônia de posse de Geraldo Alckmin (PSB) como ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Dino também afirmou que espera não haver resistência dos manifestantes.
“A condução que eu tenho com o [José] Múcio [ministro da Defesa], é de que estará resolvido até sexta”, declarou Dino. “Não vai haver resistência”, emendou. As afirmações foram registradas pela Agência Estado.
CartaCapital conferiu de perto, na terça 3, o acampamento montado em frente ao quartel-general do Exército em Brasília e encontrou um cenário diferente daquele visto em meados de novembro, quando milhares de manifestantes pediam intervenção militar contra a derrota de Jair Bolsonaro (PL).
Ao contrário do que se via antes da posse de Lula, muitos já não ficam no local 24 horas por dia. Outra diferença em relação a novembro é a redução das opções de alimentação na porta do QG.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Governo Lula considera punição a entidades pelo aumento dos combustíveis em postos
Por CartaCapital
Equipe de segurança de Lula faz varredura no Palácio do Planalto
Por CartaCapital
Com Lula no poder, acampamento bolsonarista em Brasília esvazia e amarga piora na estrutura
Por Alisson Matos