Política

Prefeita bolsonarista renuncia ao cargo após Lula tomar posse

Carmen Martines havia prometido deixar o posto caso o petista fosse oficializado no Planalto

A prefeita de Carlinda, Carmen Martines. Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

Carmelinda Leal Martines Coelho (União Brasil), prefeita de Carlinda, em Mato Grosso, renunciou ao cargo nesta terça-feira 3, por meio de uma carta apresentada à Câmara Municipal.

No texto, Carmen Martines, como é conhecida, apontou como motivo a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ela é apoiadora do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e havia prometido, no fim de dezembro, que deixaria o posto caso o petista tomasse posse.

“Minhas convicções políticas me colocaram na contramão da Administração que se inicia no dia 01/01/2023 pelo novo Presidente da República, e, por isso, não tenho forças para continuar dando o melhor de mim à frente do Poder Executivo Municipal”, declarou, em carta divulgada pela Câmara.

Martines afirmou ainda que nutre “desalinhamento com o novo presidente” e disse sentir “tristeza” ao anunciar a decisão. Ela deixa o cargo após seis anos de mandato. Nas eleições de 2020, foi vitoriosa com mais de 90% dos votos, contra os adversários professor Jacó (PSB) e André Prado (PT), que praticamente dividiram os outros 10%.

Agora, quem assume a Prefeitura de Carlinda é o Pastor Fernando de Oliveira Ribeiro (PSC). O município tem pouco mais de 10 mil habitantes. Em Mato Grosso, o governador vitorioso foi Mauro Mendes (União Brasil), que também apoiou Bolsonaro na campanha à reeleição.

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo