CartaExpressa

A nova projeção do governo federal para retomada do PL das Fake News na Câmara

A previsão é de que a tramitação dê novos passos em agosto; sinalização dada por Arthur Lira é menos específica, mas está em linha com a previsão exposta por Flávio Dino

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O ministro da Justiça e da Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou, nesta segunda-feira 26, que a análise do PL das Fake News no Congresso deve ser retomada ainda em agosto. A declaração foi dada durante a participação no Fórum Jurídico de Lisboa, em Portugal, quando questionado sobre formas de se regular a internet e as redes sociais.

“PL 2630 é uma tentativa válida, infelizmente não houve em ambiente no Congresso para deliberação, mas aí há uma previsão de nova tentativa agora no mês de agosto”, disse o ministro.

No mesmo evento, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) atribuiu a paralisação da tramitação do projeto à atuação contrária das big techs, como Meta, Google, Twitter e Tiktok. O parlamentar afirmou que as plataformas ultrapassaram o ‘limite do contraditório democrático’ e não deixaram à Câmara outra alternativa que não fosse paralisar a análise do projeto.

Ele não deu previsão, porém, de quando pretende pautar o debate do texto na Casa. Sobre o prazo, Lira usou apenas o termo ‘no futuro próximo’. A sinalização está em linha com a previsão exposta por Dino.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar