Fora da Política Não há Salvação

Um espaço para discutir política, uma dimensão inescapável de nossa existência. Idealizado pelo cientista político Cláudio Couto.

Fora da Política Não há Salvação

Centrão abraçou Bolsonaro também pela agenda regressiva e reacionária

‘Não são apenas sócios de ocasião do bolsonarismo, mas seus cúmplices – que ninguém se engane’

O deputado Arthur Lira, ao lado do presidente Jair Bolsonaro. Foto: Reprodução/Redes Sociais Foto: Reprodução redes sociais
Apoie Siga-nos no

Finalmente chegou a termo a discussão travada nas últimas semanas, na Câmara dos Deputados, acerca do monstrengo institucional alcunhado de “Distritão”. E uma coisa ficou clara: o mostrengo era, na verdade, um imenso e malcheiroso bode.

Arthur Lira, alagoano que é, deturpou a deliciosa tradição culinária de seu estado, esmerada em pratos de bode, com diversos restaurantes e bares que levam bode no nome, para servir um aos membros da Casa que preside e, por tabela, a toda a sociedade brasileira. Em vez de um bode saboroso, contudo, o que se viu foi um bem fedorento, colocado no meio da sala de jantar. E deu muito certo.

Diante da calamidade que seria a aprovação de um sistema eleitoral tão nefasto quanto o do voto único não transferível (denominação técnica do distritão), buscou-se reduzir os danos e se fez a opção pelo mal menor. Trata-se da retomada das coligações proporcionais, que dão vida artificial a partidos incapazes de caminhar com as próprias pernas, permitindo-lhes criar alianças no mais das vezes efêmeras e territorialmente diversificadas, com o único objetivo de driblar o limite aritmético a agremiações nanicas, o quociente eleitoral.

É inegável que dentre a agremiações diminutas que se viabilizam por meio de alianças de ocasião, não há apenas legendas de aluguel, mas também partidos programáticos, como a Rede ou o PCdoB – este, aliás, de larga trajetória histórica. Isso, porém, não elimina o fato de que a carona propiciada pelas coligações proporcionais são a principal causa de termos a maior fragmentação partidária num legislativo nacional da história democrática mundial.

E essa fragmentação excessiva é ruim para a democracia brasileira. No âmbito do Congresso ela onera a formação de maiorias legislativas, pois exige uma quantidade muito grande de partidos para a formação de coalizões, dificultando a coordenação e reduzindo a consistência das alianças.

No âmbito eleitoral, além de produzir confusão na cabeça dos eleitores, que se veem diante de um gigantesco cardápio de siglas, cuja compreensão é difícil, também induz a negociações partidárias ruins, baseadas mais em cálculos de conveniência eleitoral (que mudam de um lugar para outro e de uma eleição para outra) do que em afinidades programáticas. Sem que esqueçamos, claro, de outra consequência ruim dessas alianças inconsistentes: frequentemente o voto dado a uma certa alternativa programática (representada pela legenda de um partido, ou por um candidato que o integre) acaba por eleger outra, expressa por um partido distinto daquele em que se votou, mas que integra a coligação por mera conveniência.

Claro que essa decisão, tomada em primeiro turno de votação na Câmara, ainda precisa ultrapassar outras etapas. Primeiro, a segunda votação na mesma Casa Legislativa, exigida por toda emenda constitucional para sua aprovação; algo que não deverá ser difícil de superar. Segundo, a apreciação da PEC também pelo Senado Federal, que não precisa aprovar a reforma eleitoral na íntegra, podendo manter alguns pontos e derrubar outros, seletivamente.

Algumas coisas sinalizam que é provável os senadores anularem esse retrocesso da tentativa de reduzir nossa colossal fragmentação partidária.

A primeira foi a aprovação pela Câmara das federações partidárias apenas um dia depois de descartar o distritão para retomar as coligações proporcionais extintas na reforma de 2017. Diferentemente das coligações, que podem variar de um município ou um estado para outro e vigoram apenas numa eleição, as federações partidárias têm que durar quatro anos, precisam ser nacionais e obrigam os partidos a atuarem de forma unitária na escolha de seus candidatos, gestão dos recursos de campanha (inclusive prestação de contas) e propaganda eleitoral. Portanto, transcendem as eleições proporcionais, abarcando toda a vida dos partidos que as integram.

Assim, para usar uma imagem do deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), que batalhou pelas duas coisas – coligações e federações – estas últimas se constituem numa espécie de “união estável” dos partidos e, por isso mesmo, tendem a ter maior consistência programática, já que juntar-se a outro partido nacionalmente, por quatro anos e para todas as disputas eleitorais é algo bem menos provável no caso de agremiações de orientações políticas muito díspares.

Alguns deputados defensores das mudanças apoiadas por Lira, dentre eles a relatora do projeto de reforma eleitoral na Câmara, Renata Abreu (PODE-SP), alegaram que não cabe ao Senado rever regras válidas para as eleições de deputados federais. Isso é evidentemente falso. Afinal, regras eleitorais das eleições proporcionais não interessam apenas aos deputados, como se fossem um assunto interna corporis da Câmara. Fosse assim, não seria o caso de consultar também todos os deputados estaduais e vereadores do país, eleitos com base nos mesmos critérios?

Regras eleitorais são um elemento central da estruturação de todo o sistema partidário, afetando a política nacional em sua inteireza, pois definem quantos partidos haverá, que tamanho terão, quanto dinheiro público receberão e como serão transformadas as vontades dos eleitores em representação política. Logo, tais regras interessam a toda a sociedade e, assim, também aos senadores, pois eles são representantes dessa mesma sociedade e integrantes de partidos políticos que serão afetados, além de disputarem eleições que serão impactadas pelas regras das disputas proporcionais – inclusive no que concerne a seu financiamento.

Desse modo, a aprovação das federações de partidos pela Câmara deixa o Senado ainda mais à vontade para derrubar a funesta reinstituição das coligações proporcionais, já que agremiações menores poderão sobreviver, desde que se associando a outras entidades de uma forma programaticamente mais coerente e perene. Em algum tempo, tais federações poderão dar origem a novos partidos, que por congregarem os que compuseram a união, contribuirão para a redução do número efetivo de partidos – e, assim, da fragmentação. Pelo que já foi sinalizado por diversos membros do Senado (inclusive seu presidente), a tendência hoje é seguir nesse caminho, sem se omitir ou abdicar de sua função de casa revisora.

É importante notar que a colocação em pauta da reforma do sistema eleitoral se deu, uma vez mais, pelo trator guiado por Arthur Lira. Desde que assumiu a presidência da Câmara, o deputado do PP deu seguidas mostras de sua vocação autocrática e de sua disposição em fazer avançar uma agenda legislativa que vem tomando corpo desde o governo Temer. Exemplo disso foi a reforma trabalhista, aprovada nessa mesma semana de profundas mudanças das regras eleitorais, e que produz uma alarmante precarização das condições laborais. Até facilitação do trabalho escravo passou, jogando sobre o Senado mais uma obrigação civilizatória, já que poderá anular os excessos cometidos pela Câmara na conversão em lei da MP 1045, cujos objetivos originais estavam circunscritos a flexibilizar normas trabalhistas durante a pandemia. Ao pendurar inúmeros jabutis na medida provisória sob seu escrutínio, Lira e aliados atropelaram a oposição e fizeram passar uma boiada – para usar imagem cara aos bolsonaristas, sejam os de raiz, sejam os de ocasião.

Em suma, essa foi uma semana que uma vez mais evidenciou que o Centrão não é apenas formado por um grupo parlamentar que aderiu ao governo Bolsonaro para extrair dele benesses. Esse grupo é também portador de uma agenda institucionalmente regressiva, economicamente perdulária e socialmente reacionária. Não são apenas sócios de ocasião do bolsonarismo, mas seus cúmplices – que ninguém se engane. Podem até abandonar o presidente quando ele se tornar um fardo pesado demais de se carregar, mas não estão ali só pelas prebendas; estão também por serem sócios de uma agenda que, substantivamente, tem no bolsonarismo um aliado.

Twitter: @claudio_couto

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo