Augusto Diniz | Música brasileira

Jornalista há 25 anos, Augusto Diniz foi produtor musical e escreve sobre música desde 2014.

Augusto Diniz | Música brasileira

Roberta Sá: ‘Adoro estar no meio do samba’

Cantora lança registro audiovisual do show Sambasá, gravado quando estava grávida

Foto: Anne Karr/Divulgação
Apoie Siga-nos no

Roberta Sá aparece no palco do Circo Voador, no Rio de Janeiro, grávida de seis meses, com a banda composta de jovens músicos de roda de samba. Foi nesse clima que a cantora registrou o bom Sambasá – ao Vivo (Deckdisc), com voz reluzente e respeitando as características tradicionais do gênero.

O álbum de 23 faixas mescla sambas lançados no disco Sambasá, apresentado no final do ano passado, músicas de seu repertório e clássicos do gênero.

“Foi uma luta fazer grávida. Estava exausta. Mas, ao mesmo tempo, me senti muito poderosa”, conta em entrevista a CartaCapital. “Foi uma emoção muito grande”, diz ela, cuja primeira filha nasceu em dezembro.

“Ficou um registro para minha filha desse encontro com o pai dela (o produtor Pedro Seiler e grande incentivador desse projeto de samba). Fazia sentido de trabalho, sentido histórico, para minha vida, ter esse momento de gravar uma audiovisual grávida e a força que isso tem.”

Para a gravação do álbum, Roberta Sá convocou uma galera jovem do samba, mais ligada às rodas cariocas. Na direção musical, arranjos e cavaco, Alaan Monteiro, que já havia se destacado em trabalhos de Martinho da Vila e João Cavalcanti.

A banda conta ainda com Gabriel de Aquino (violão), João Rafael (baixo), André Manhães (bateria), Jéssica Araújo, Thiaguinho Castro, Bruno Gama (percussão), Camila Monteiro (coro) e Kiko Horta (teclado e sanfona) – este último mais rodado, com várias gravações com diferentes artistas. O disco conta ainda com a participação de Áurea Martins em um duo com Roberta Sá.

“O repertório foi muito feito para as pessoas cantarem”, afirma ela, ao contrário de seus discos anteriores, em que costumava trabalhar canções menos conhecidas ou resgatadas do passado.

“A ideia foi homenagear mulheres nas canções. Então, tem coisas do repertório de Beth Carvalho, de Alcione, da Jovelina Pérola Negra, da Dona Ivone Lara”, relata.

As cinco músicas que ela traz do álbum Sambasá, lançado em 2022, são: A Roda (Wanderley Monteiro e Deco Romani), Sem Avisar (Wanderley Monteiro), Antes Tarde (Nego Álvaro e Marcos Maia), Luz da Minha Vida (Toninho Geraes e Chico Alves) e Nossos Planos (Fred Camacho, Leandro Fab e Carlos Caetano).

Todas são excelentes canções, de compositores mais conhecidos no meio do samba. “É uma responsabilidade. Fico querendo entregar a qualidade que me ofereceram.”

“Adoro cantar samba. E esse disco tem essa formação de samba, com gente que frequenta roda, com linguagem harmônica, melódica do gênero. É diferente saber tocar samba e ser do samba. E a rapaziada (que gravou o disco) é cria do samba. Adoro estar no meio do samba”, diz. “Quanto mais gente cantando samba, melhor! O gênero é muito importante para este País.”

Roberta Sá comenta o novo momento, com o primeiro filho. “Estou seguindo com essa responsabilidade, muito bem-vinda, mas uma responsabilidade muito grande no mundo de hoje, com todos os desafios que a gente vem sofrendo, onde a cultura tem sido atacada, a literatura, o jornalismo. Tudo pensante tem sido atacado de uma maneira muito cruel e covarde.”

Assista à entrevista:

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo