Assine

Artigo

Últimas Artigo

Sempre inacabada

Sempre inacabada

A democracia continuará uma fantasia se não forem punidos os mentores do “Dia da Infâmia”

Por Antônio Carlos de Almeida Castro, Kakay | 11.01.2024 16h45
Desespero e ruínas: a dura realidade de uma família sob as bombas de Gaza

Desespero e ruínas: a dura realidade de uma família sob as bombas de Gaza

“Estamos desenterrando pessoas com nossas mãos”, me disse Samira. Os corpos se enfileiram, bebês morrem na UTI, famílias inteiras foram soterradas

Por Bárbara Caramuru | 01.01.2024 08h00
No mundo do trabalho, qual Brasil voltou?

No mundo do trabalho, qual Brasil voltou?

A Europa mostra que é possível harmonizar a proteção ao trabalhador com o trabalho digital. Apostar no caminho oposto seria nefasto para a economia brasileira

Por Renan Kalil | 30.12.2023 12h00
É urgente mudar a formação de cientistas para o século 21

É urgente mudar a formação de cientistas para o século 21

O simples domínio de conteúdos, procedimentos e técnicas já não é suficiente para a plena formação de cientistas

Por Adalberto Fazzio | 30.12.2023 09h20
É urgente que o governo Lula entenda: o Ensino Médio não é uma pauta menor

É urgente que o governo Lula entenda: o Ensino Médio não é uma pauta menor

A displicência do Ministério da Educação pode custar caro a milhões de jovens brasileiros

Por Coletivo em Defesa do Ensino Médio de Qualidade | 19.12.2023 08h00
Gustavo Franco e o aprendizado

Gustavo Franco e o aprendizado

Até quando perseguiremos equilíbrios no orçamento gerando desequilíbrios insustentáveis na sociedade?

Por Nathan Caixeta e André Luiz Passos Santos | 17.12.2023 17h43
Formação geral de 2.400 horas no Ensino Médio é viável e fortalece o Ensino Técnico

Formação geral de 2.400 horas no Ensino Médio é viável e fortalece o Ensino Técnico

Ainda assim, Mendonça Filho e fundações empresariais querem reduzir carga horária da formação geral e da formação técnica

Por Coletivo em Defesa do Ensino Médio de Qualidade | 13.12.2023 13h23
PL do Novo Ensino Médio: Repetiremos no futuro os erros do passado?

PL do Novo Ensino Médio: Repetiremos no futuro os erros do passado?

O direito à educação não é sinônimo de mero acesso ao espaço físico das escolas, mesmo que sejam de tempo integral ou bem equipadas

Por Coletivo em Defesa do Ensino Médio de Qualidade | 12.12.2023 06h00
Direitos Humanos para quem?

Direitos Humanos para quem?

A ONU comemora 75 anos da declaração dos Direitos Humanos, mas no Brasil a insegurança alimentar e a violência ainda assolam a população

Por Carlos Nicodemos | 10.12.2023 10h25
O problema é como ensinamos a matemática; o resultado é a desigualdade no Brasil

O problema é como ensinamos a matemática; o resultado é a desigualdade no Brasil

Em um Brasil marcado pela desigualdade, ensinar matemática é dar a meninas e meninos a opção real de mobilidade social pela educação

Por Marina França e Ya Jen Chang | 08.12.2023 17h11