Educação

Militar que assumiu como número 2 do MEC é demitido após vinte dias

Ricardo Machado Vieira havia sido indicado para colocar ‘ordem na casa’, no ápice da crise na gestão Vélez

Militar que assumiu como número 2 do MEC é demitido após vinte dias
Militar que assumiu como número 2 do MEC é demitido após vinte dias
Foto: Agência Brasil Foto: Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

A dança das cadeiras continua dentro do Ministério da Educação. O brigadeiro Ricardo Machado Vieira, nomeado secretário-executivo há vinte dias, foi exonerado pelo ministro Abraham Weintraub, que substitui Ricardo Vélez Rodríguez no comando do MEC vinte dias após ter sido nomeado em uma vaivém de cargos.

A demissão foi publicada oficialmente nesta quinta-feira 18.

Vieira foi indicado ao MEC para colocar ‘ordem na casa’ no ápice da crise na gestão Vélez. Depois que Weintraub assumiu, há dez dias, deu lugar a Antonio Paulo de Medeiros e passou a atuar como assessor especial do novo ministro. Agora, foi cortado de vez.

Ex chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Vieira participa do governo Bolsonaro desde fevereiro, quando foi nomeado assessor especial da presidência do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Trata-se de uma derrota para a ala militar, que trava disputa com discípulos de Olavo de Carvalho já desde a gestão Vélez. Embora tenha prometido uma ‘gestão técnica’ dentro do MEC e nomeado um time de economistas, o novo ministro é entusiasta das ideias do filósofo, que considera ponta de lança na luta contra o “comunismo” e o “marxismo cultural” nas universidades.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo