Justiça
Além do golpe: os outros processos contra Bolsonaro no STF
O ex-capitão vai a julgamento pela trama golpista a partir desta terça-feira 2


O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é alvo de dez investigações no Supremo Tribunal Federal. A mais recente foi aberta em 18 de julho e apura uma suposta atuação ilegal junto a autoridades dos Estados Unidos para interfer no processo da trama golpista, na qual ele já é réu.
Nesta investigação, o ministro Alexandre de Moraes determinou o uso de tornozeleira eletrônica e impôs outras restrições ao ex-presidente. O inquérito mira também o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP).
As outras nove investigações contra o ex-capitão que tramitam no Supremo se referem a temas como vacinação, venda ilegal de joias sauditas e fake news. Veja a lista:
- Trama golpista: Réu; ação penal em andamento por golpe de Estado, organização criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano contra patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado;
- Coação na trama golpista: Indiciado; suposta tentativa de atrapalhar processo judicial, articulando sanções nos EUA;
- Joias sauditas: Indiciado; investigação sobre venda ilegal de joias da Presidência, por peculato, associação criminosa e lavagem de dinheiro;
- Vacinas: Arquivado; investigação sobre suposta fraude em cartões de imunização contra a Covid-19;
- Falsa associação vacina-HIV: Arquivado; investigação de declarações falsas sobre vacinação e risco de HIV;
- “Abin Paralela”: Não indiciado; uso indevido de software de espionagem na Agência Brasileira de Inteligência;
- Vazamento de dados sigilosos do TSE: Investigado; divulgação de documentos sigilosos relacionados a inquérito do Tribunal Superior Eleitoral.
- CPI da Covid: Arquivado; apuração de incitação ao descumprimento de regras sanitárias;
- Interferência na Polícia Federal: Investigado; pressão para troca de comando da PF;
- Inquérito das fake news e milícias digitais: Investigado; ataques sem provas às urnas eletrônicas e rede de desinformação para favorecer Bolsonaro.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Congresso tem ‘semana tensa’ com julgamento de Bolsonaro e desmoronamento da PEC da Blindagem
Por Vinícius Nunes
Saiba como assistir ao julgamento de Bolsonaro e outros réus do núcleo crucial do golpe
Por CartaCapital