Justiça

A nova investida da PF para tirar de Kassio parte da Operação Overclean

Barroso rejeitou a primeira tentativa. A polícia defendia inicialmente a relatoria de Flávio Dino

A nova investida da PF para tirar de Kassio parte da Operação Overclean
A nova investida da PF para tirar de Kassio parte da Operação Overclean
O ministro do STF Kassio Nunes Marques. Foto: Rosinei Coutinho/STF
Apoie Siga-nos no

A Polícia Federal não desistiu de tirar do ministro do Supremo Tribunal Federal Kassio Nunes Marques ao menos parte da Operação Overclean, inquérito que gera apreensão no mundo político em Brasília.

A nova ideia da PF, conforme solicitação apresentada a Kassio nesta sexta-feira 7, é deixar no STF somente a apuração que menciona pessoas foro privilegiado e manter na primeira instância o restante da investigação.

O ministro ainda não se pronunciou sobre o pedido. Na última segunda-feira 3, o presidente do Supremo, Luís Roberto Barroso, rejeitou a tentativa da PF de emplacar Flávio Dino como relator da Overclean — o argumento da corporação é que o magistrado deveria comandar a investigação por já estar na relatoria de outros casos sobre possível desvio de dinheiro de emendas parlamentares.

A Overclean visa a desarticular uma suposta organização criminosa envolvida em fraudes licitatórias, desvio de recursos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro, inclusive por meio de emendas parlamentares.

Ao analisar o pedido, Barroso afirmou que “não há, no atual estágio das apurações, identidade de partes ou de origens que justifique a vinculação deste procedimento criminal com as investigações determinadas” por Dino.

O caso chegou ao STF após a PF encontrar menções ao deputado federal Elmar Nascimento (União-BA). A corporação sustenta que os empresários Alex Rezende Parente e José Marcos de Moura — o “Rei do Lixo” — e Lucas Lobão, chefe do Departamento Nacional de Obras Contras as Secas no governo de Jair Bolsonaro (PL), seriam líderes de um esquema criminoso.

O inquérito policial surgiu após uma notícia-crime da Controladoria-Geral da União listar suspeitas de irregularidades em contratos firmados entre a coordenação do Dnocs na Bahia e a empresa Allpha Pavimentações e Serviços de Construções Ltda.

A suposta organização criminosa é suspeita de movimentar cerca de 1,4 bilhão de reais provenientes de contratos fraudulentos e de obras superfaturadas. Também contava com uma célula de apoio informacional, composta por policiais, com a função de repassar informações sensíveis, incluindo a identificação de agentes federais envolvidos em diligências sigilosas, segundo a PF.

Entre os crimes sob apuração há corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitações e contratos, lavagem de dinheiro e obstrução da Justiça.

Primo de Elmar, o vereador de Campo Formoso (BA) Francisquinho Nascimento (União) foi um dos alvos da primeira fase da operação, em dezembro.

A Overclean despertou apreensão em parte do mundo político após a PF apreender 1,5 milhão de reais, além de anotações e planilhas em uma aeronave que ia de Salvador a Brasília, no mês passado.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo