Justiça
PF pede abertura de inquérito contra Nikolas Ferreira por ofensa contra Lula
Em evento em novembro de 2023, bolsonarista também mirou o STF e o ator Leonardo Di Caprio
A Polícia Federal pediu ao Supremo Tribunal Federal a abertura de um inquérito contra o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) por ofender o presidente Lula (PT).
Em um discurso na Cúpula Transatlântica, na sede da ONU, em novembro de 2023, o bolsonarista se referiu ao petista como “um ladrão que deveria estar na prisão”.
A investigação definirá se o deputado praticou o crime de injúria.
A representação da PF decorre de um ofício enviado pelo Ministério da Justiça e da Segurança Pública no início deste ano.
Além de Lula, Ferreira atacou o STF e ativistas como o ator americano Leonardo Di Caprio, que na campanha de 2022 se engajou no discurso sobre a proteção do meio ambiente.
O início de uma investigação, porém, depende de o ministro Luiz Fux acolher o pedido da PF.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Depois de Bolsonaros, Nikolas Ferreira lança curso para candidatos
Por CartaCapital
Justiça condena Nikolas Ferreira por ação sem fundamento contra Eliziane Gama
Por CartaCapital



