Política
Crítica de Lula na posse de Gonet é para evitar uma nova Lava Jato, diz Gleisi
O presidente afirmou que o PGR não pode se curvar ao Executivo, ‘mas também não pode se submeter a manchete de nenhum jornal’


A presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, afirmou nesta segunda-feira 18 que o discurso do presidente Lula (PT) na posse do novo procurador-geral da República, Paulo Gonet, é uma “crítica certeira à atuação midiática de procuradores”.
Segundo ela, trata-se de um “recado para que outras Lava Jatos, da forma como vimos, nunca mais aconteçam”. A mensagem foi publicada por Gleisi nas redes sociais.
Na cerimônia, Lula criticou indiretamente a atuação midiática do Ministério Público Federal, então sob o comando de Rodrigo Janot, durante o período de ascensão da Lava Jato.
O presidente reforçou que o procurador-geral não pode se curvar ao Executivo ou ao Legislativo, “mas também não pode se submeter a manchete de um jornal e manchete de um canal de televisão”.
“Houve um momento em que aqui neste país as denúncias das manchetes de jornal falaram mais alto do que os autos dos processos, muitas vezes. E quando isso acontece, se negando a política, o que vem depois é sempre pior do que a política. Não existe possibilidade de um Ministério Público achar que todo politico é corrupto”, enfatizou Lula.
Em seu pronunciamento, Gonet afirmou que seu trabalho à frente da PGR deve seguir o “mastro forte dos princípios constitucionais diretores do nosso atuar e do nosso destino”.
“No nosso agir técnico não buscamos palco nem holofotes”, prosseguiu. “Havemos de ser fiéis e completos ao que nos delega o constituinte e nos outorga o legislador democrático.”
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Lula sanciona a prorrogação da Lei Paulo Gustavo, de incentivo à cultura
Por CartaCapital
Agenda econômica de Lula tem semana decisiva no Congresso; veja os destaques
Por André Lucena
Os pedidos de Lula ao novo PGR, Paulo Gonet
Por Camila da Silva