CartaExpressa

Gonet deve tomar posse na PGR na próxima segunda, com a presença de Lula

O subprocurador conquistou um expressivo resultado no plenário do Senado, na quarta-feira 13

Gonet deve tomar posse na PGR na próxima segunda, com a presença de Lula
Gonet deve tomar posse na PGR na próxima segunda, com a presença de Lula
Gonet foi aprovado após mais de 10 horas de sabatina. Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Apoie Siga-nos no

A posse de Paulo Gonet no comando da Procuradoria-Geral da República ocorrerá na próxima segunda-feira 18, às 10h. O presidente Lula (PT) tende a participar da cerimônia, na sede do órgão.

Na tarde desta quinta, Gonet esteve no Palácio do Planalto e conversou com Lula sobre os trâmites.

O subprocurador-geral conquistou um expressivo resultado no plenário do Senado: foram 65 votos a favor de sua aprovação e apenas 11 contrários, além de uma abstenção. O mínimo necessário era de 41 votos.

Paulo Gonet, autor do parecer que levou à condenação de Jair Bolsonaro (PL) a oito anos de inelegibilidade pelo Tribunal Superior Eleitoral, substituirá Augusto Aras na chefia do Ministério Público Federal.

Neste momento, o comando da PGR é exercido de forma interina por Elizeta de Paiva Ramos.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo