CartaExpressa
Gonet deve tomar posse na PGR na próxima segunda, com a presença de Lula
O subprocurador conquistou um expressivo resultado no plenário do Senado, na quarta-feira 13


A posse de Paulo Gonet no comando da Procuradoria-Geral da República ocorrerá na próxima segunda-feira 18, às 10h. O presidente Lula (PT) tende a participar da cerimônia, na sede do órgão.
Na tarde desta quinta, Gonet esteve no Palácio do Planalto e conversou com Lula sobre os trâmites.
O subprocurador-geral conquistou um expressivo resultado no plenário do Senado: foram 65 votos a favor de sua aprovação e apenas 11 contrários, além de uma abstenção. O mínimo necessário era de 41 votos.
Paulo Gonet, autor do parecer que levou à condenação de Jair Bolsonaro (PL) a oito anos de inelegibilidade pelo Tribunal Superior Eleitoral, substituirá Augusto Aras na chefia do Ministério Público Federal.
Neste momento, o comando da PGR é exercido de forma interina por Elizeta de Paiva Ramos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Dino pode ficar no STF até 2043; confira quando se aposenta cada ministro
Por CartaCapital
Bolsonaro, indulto, aborto: Dino herdará mais de 300 ações ao tomar posse no STF
Por CartaCapital
Saiba quem são os cotados para substituir Flávio Dino no Ministério da Justiça
Por CartaCapital