Justiça
Governo Lula recebe imagens de ataque a Moraes em aeroporto na Itália
O material é considerado peça central na investigação sobre o episódio
As imagens que mostram a suposta agressão sofrida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes em Roma, em julho, foram entregues ao Ministério da Justiça na tarde desta segunda-feira 4.
O vídeo foi enviado da Itália em formato físico pela empresa de transporte DHL. A Secretaria Nacional de Justiça, responsável pelos pedidos de cooperação jurídica internacional, confirmou ter recebido o pacote.
De acordo com o ministério, o conteúdo das imagens será encaminhado à Polícia Federal ainda hoje e deve passar por perícia. O material é considerado peça central na investigação sobre o episódio.
A demora para que o vídeo da agressão chegasse ao Brasil se deve à tramitação do caso no Judiciário italiano.
Moraes estava acompanhado da família e retornava de uma palestra na Universidade de Siena quando foi hostilizado por bolsonaristas no Aeroporto de Roma, em 14 de julho. Ele foi alvo de três integrantes da mesma família. Um dos suspeitos teria agredido fisicamente o filho do magistrado.
O empresário Roberto Mantovani Filho, a esposa dele, Andreia Mantovani, e o genro do casal, Alex Zanatta, foram alvos de busca e apreensão da PF três dias após o episódio. Os suspeitos negaram as acusações em depoimentos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
O que disse Lula em seu último pronunciamento sobre o 7 de Setembro
Por CartaCapital
Moraes dá 48 horas para hospital dizer se continuará a tratar Roberto Jefferson
Por CartaCapital



