CartaExpressa

PF deve ouvir Bolsonaro nesta quarta sobre trama golpista

A oitiva foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes. Este será o quarto depoimento do ex-capitão neste ano

PF deve ouvir Bolsonaro nesta quarta sobre trama golpista
PF deve ouvir Bolsonaro nesta quarta sobre trama golpista
Foto: Sergio Lima / AFP
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deve prestar um novo depoimento à Polícia Federal na tarde desta quarta-feira 12, no âmbito da investigação sobre a suposta trama golpista revelada pelo senador Marcos do Val (Podemos-ES). A informação foi confirmada a CartaCapital pela defesa do ex-capitão.

A oitiva foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. Este será o quarto depoimento de Bolsonaro à PF neste ano.

De acordo com a versão apresentada por Do Val, o plano golpista foi articulado pelo ex-deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) e contou com aval de Bolsonaro.

A trama, supostamente discutida em reunião no Palácio da Alvorada, previa gravar Moraes para obter dele uma declaração comprometedora que levasse à anulação das eleições presidenciais de 2022.

Silveira também foi instado a prestar esclarecimentos sobre o caso. O bolsonarista foi ouvido pelos investigadores no final de junho no Complexo de Gericinó, no Rio de Janeiro, onde está preso desde fevereiro.

O magistrado ainda determinou que Do Val fosse ouvido pela PF. O senador, porém, apresentou um atestado médico para atrasar a oitiva. A polícia também cumpriu mandados de busca e apreensão em três endereços ligados ao parlamentar, que teve seus perfis suspensos em diversas redes sociais.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo