CartaExpressa
Leia o voto que abre caminho para o TSE declarar Bolsonaro inelegível
Após a manifestação do relator, Benedito Gonçalves, a sessão foi encerrada. O julgamento será retomado na quinta-feira 29, às 9h


O corregedor-geral da Justiça Eleitoral, Benedito Gonçalves, votou nesta terça-feira 27 pela condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro à inelegibilidade por oito anos na ação que apura a reunião promovida com embaixadores em julho de 2022.
Na agenda, transmitida pela TV Brasil, o então presidente repetiu mentiras sobre o sistema eleitoral e atacou instituições.
O relator do processo decidiu condenar Bolsonaro por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. Ele, porém, votou pela absolvição do ex-candidato a vice-presidente Walter Braga Netto.
Após o voto de Gonçalves, a sessão foi encerrada e o julgamento será retomado na quinta-feira 29, às 9h.
Leia o voto do relator:
AIJE 0600814-85 - VOTO ORAL 27-06-23Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Relator no TSE vota para tornar Bolsonaro inelegível por 8 anos
Por CartaCapital
Bolsonaro cometeu abuso político em ‘episódio aberrante’ com embaixadores, diz relator
Por Victor Ohana