Economia

Cade vai investigar se houve formação de cartel para aumento de preços dos combustíveis

A apuração foi autorizada pelo superintendente-geral do órgão, Alexandre Barreto de Souza

Cade vai investigar se houve formação de cartel para aumento de preços dos combustíveis
Cade vai investigar se houve formação de cartel para aumento de preços dos combustíveis
Adriano Machado/REUTERS
Apoie Siga-nos no

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica vai investigar se houve formação de cartel para o aumento dos preços de combustíveis entre o final de dezembro e o início de janeiro. A apuração foi autorizada nesta quarta-feira 4 pelo superintendente-geral do órgão, Alexandre Barreto de Souza.

Souza atendeu a um pedido do presidente do Cade, Alexandre Cordeiro, e determinou que a apuração aconteça no âmbito de um inquérito administrativo já em andamento, cujo objeto também está relacionado à venda de combustíveis no País.

No pedido, Cordeiro elenca motivos que apontariam para uma suposta articulação dos postos para aumentar os preços diante da expectativa de que o governo voltasse a cobrar impostos federais sobre os combustíveis. Mesmo após o presidente Lula (PT) prorrogar a isenção da cobrança, contudo, os preços foram reajustados.

O presidente do Cade cita reportagens que relatam o aumento repentino dos preços em diferentes postos no Distrito Federal, no Espírito Santo, em Pernambuco e em Minas Gerais.

A alta nos preços também é alvo de investigação do Ministério da Justiça, ao qual o Cade é vinculado. Nas redes sociais, o Secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous (PT), disse ter notificado os estabelecimentos para explicarem o motivo do aumento.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo