Saúde

OMS considera o fim das emergências de Covid e Monkeypox para 2023

O diretor da entidade destacou, porém, a baixa cobertura vacinal em países pobres

OMS considera o fim das emergências de Covid e Monkeypox para 2023
OMS considera o fim das emergências de Covid e Monkeypox para 2023
Tedros Adhanom Ghebreyesus Foto: Fabrice COFFRINI / AFP
Apoie Siga-nos no

A Organização Mundial da Saúde indicou nesta quarta-feira 14 que espera que a Covid-19 e a Monkeypox deixem de ser emergências de saúde pública em 2023, uma vez que ambas as doenças deixaram para trás suas fases mais perigosas.

O diretor da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, informou que o número de mortes semanais por Covid-19 era cerca de um quinto da cifra de um ano antes.

“Na semana passada, menos de 10 mil pessoas morreram (por Covid). Ainda são 10 mil mortes a mais e os países ainda podem fazer muito para salvar vidas”, declarou em coletiva de imprensa. “Mas percorremos um longo caminho. Temos esperança de que em algum momento no próximo ano possamos dizer que a Covid-19 não é mais uma emergência de saúde global.”

Tedros disse, ainda, que o comitê de emergência da OMS, que o assessora em suas declarações de emergências de saúde pública de interesse internacional, começará a discutir em janeiro como será o fim da fase de emergência.

“Este vírus não vai desaparecer. Veio para ficar e todos os países terão de aprender a lidar com ele, assim como com outras doenças respiratórias”, lembrou, insistindo em que ainda há muita incerteza e que em países de baixa renda apenas uma em cada cinco pessoas foi vacinada.

Quanto à Monkeypox, mais de 82 mil casos foram relatados em 110 países desde que a emergência foi declarada, em julho, embora a mortalidade permaneça muito baixa, com apenas 65 óbitos.

“Felizmente, o número de casos caiu mais de 90%”, disse o diretor da OMS. “Se esta tendência continuar, esperamos que no próximo ano também possamos declarar o fim desta emergência.”

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo