CartaCapital
Cartas Capitais
Leitores de CartaCapital comentam o que foi destaque na edição anterior
SINHOZINHO LIRA
As negociatas acima de tudo, os comparsas acima de todos. Essa é a nova política bolsonarista. O golpe foi para isso.
Mário Ferreira
(Enviado via Facebook)
Arthur Lira e Jair Bolsonaro estão no poder somente para prejudicar o povo. Não merecem o cargo que ocupam.
Nadir Lee
(Enviado via Facebook)
DE PIRES NA MÃO
É preciso entender: existem milhares de municípios sem a menor condição de prover moradia digna à população. Eles são inteiramente dependentes dos repasses federais.
Daniel Ximenes
(Enviado via Facebook)
FERIDA ABERTA
O que esperar de um governo que faz apologia à ditadura? O resultado não seria diferente.
Rodolfo Dias
(Enviado via Facebook)
Após o golpe de 1964, todos aqueles que se opuseram ao regime militar foram perseguidos. Muitos foram mortos, outros tantos presos e torturados. No governo de Bolsonaro, tenta-se desarticular todo o esforço do resgate dos crimes cometidos pela ditadura, com o desmonte das comissões de direitos humanos e a negação das indenizações às vítimas, como é o caso da ex-presidente Dilma Rousseff. Temos, portanto, um governo que legitima os crimes praticados pelos agentes do Estado da época. Bolsonaro, certamente, se prestaria a isso hoje se pudesse.
Paulo Sérgio Cordeiro Santos
(Enviado via carta)
FOLGA PROLONGADA
No Brasil, há trabalhadores contrários a feriados prolongados. País às avessas.
Valdeir Dias
(Enviado via Facebook)
PELA VOLTA DA SAÚDE
O que se espera de um presidente que tira as verbas da Educação e da Saúde em prol do Centrão? A catástrofe da pandemia impediu um desmonte ainda maior.
Walter Tonon
(Enviado via Facebook)
PETRO, FRANCIA E A ESPERANÇA
As eleições no Peru, Chile e Colômbia mostraram que a retórica de comparar o País à Venezuela não engana mais o povo. Eles que não querem ver suas nações transformadas em um Brasil.
Adriano Batista
(Enviado via Facebook)
Passados 52 anos do lançamento do livro As Veias Abertas da América Latina, de Eduardo Galeano, sonho com o dia em que essas feridas serão curadas. A hora do Brasil chegará.
Mara Vanessa
(Enviado via Facebook)
OLHA A BANANA!
Moro em São Mateus do Sul, no Paraná. Fiquei feliz em ler a reportagem “Olha a banana!”, publicada na edição 1211 de CartaCapital. Repercutir a venda (nefasta) da usina de xisto é muito necessário e, infelizmente, são raras as ocasiões em que isso ocorre. Envio os parabéns ao repórter René Ruschel pela iniciativa.
Alexandre Stori
(Enviado via carta)
PUBLICADO NA EDIÇÃO Nº 1215 DE CARTACAPITAL, EM 6 DE JULHO DE 2022.
Este texto aparece na edição impressa de CartaCapital sob o título “Cartas Capitais”
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.