Política

‘Não se faz programa de governo em motociata ou em cima de jet ski’, diz Alckmin

Em evento de lançamento de diretrizes para o futuro governo, ex-governador criticou os desmontes promovidos por Jair Bolsonaro

‘Não se faz programa de governo em motociata ou em cima de jet ski’, diz Alckmin
‘Não se faz programa de governo em motociata ou em cima de jet ski’, diz Alckmin
Movimento "Juntos Pelo Brasil" lança, em São Paulo, com Lula e Alckmin, diretrizes do plano de governo e plataforma virtual para participação popular Foto: Ricardo Stuckert
Apoie Siga-nos no

O pré-candidato a vice-Presidência da República na chapa de Lula (PT), Geraldo Alckmin (PSB), afirmou nesta terça-feira 21 que não é possível elaborar um plano de governo democrático sem participação popular

“Não se faz um programa de governo democrático em cima de motociata e jet ski”, disse o ex-governador em referência ao presidente Jair Bolsonaro (PL). “É preciso ouvir a população e dialogar”.

As declarações foram dadas durante evento que divulgou o programa de diretrizes da chapa para um eventual governo a partir de 2023. Alckmin reforçou ainda a necessidade de uma reconstrução nacional, com compromisso com aqueles mais necessitam.

“Tivemos um verdadeiro desmanche do Estado em todas as áreas, quase um processo de destruição: saúde, educação, cultura, meio ambiente, cultura e direitos humanos”, declarou. “O primeiro compromisso é aquele com quem mais necessita, com quem perdeu o emprego, com quem passa fome e com quem foi levado de volta para a miséria”.

O candidato ainda destacou a perda do poder aquisitivo com o atual salário mínimo e destacou os bons resultados nos tempos dos governos do PT.

“Este triste presidente será o único da história que deixará como legado um salário mínimo menor, em termos reais, do que quando entrou”, disse. “Com o presidente Lula, o salário mínimo valorizou 74%. Hoje, mais de 70% dos aposentados e pensionistas do INSS ganham um salário mínimo. Isso sem mencionar a situação dos trabalhadores”, completou.

Sobre a economia, Alckmin apontou a importância de se ter políticas adequadas e corretas, que resultem em um crescimento não exclusivamente numérico.

“Um crescimento inclusivo. Que você cresça, mas distribua a renda, melhore o salário, incorpore instrumentos tributários que permitam mais justiça social, evitando concentração. Um crescimento com estabilidade”, defendeu.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo