Política

PT aprova a federação com PCdoB e PV

Se concretizado, o bloco de partidos terá de se manter unido por quatro anos

PT aprova a federação com PCdoB e PV
PT aprova a federação com PCdoB e PV
O ex-presidente Lula. Foto: Ricardo Stuckert
Apoie Siga-nos no

O Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores confirmou a aprovação da federação com o PCdoB e o PV, nesta quarta-feira 13. Desta forma, as legendas se unem em um bloco que deve seguir junto nas eleições majoritárias e proporcionais até 2026, bem como no Congresso Nacional.

A decisão ocorreu por meio de uma reunião do PT e ainda precisa ser validada pelo Tribunal Superior Eleitoral. Também foi aprovado o estatuto da federação, com suas diretrizes, deveres e direitos.

Nas redes sociais, a presidente do PCdoB, Luciana Santos, anunciou em tom de celebração que o seu partido também aprovou a federação e o estatuto nesta quarta.

“Um fato pelo qual temos lutado há mais de duas décadas e que irá contribuir com a democracia e a unidade programática do sistema partidário no Brasil”, escreveu.

A formação de federações foi aprovada pelo Congresso Nacional como um modelo mais rígido que as coligações, extintas em 2017 nas eleições proporcionais. Em vez de uma união momentânea na eleição, agora as siglas que quiserem se juntar deverão manter a aliança por pelo menos quatro anos.

A almejada participação do PSB na federação não se concretizou. O presidente socialista, Carlos Siqueira, chegou a dizer que o assunto estava absolutamente encerrado. Porém, após a indicação de Geraldo Alckmin (PSB) como vice de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, afirmou que as siglas retomariam as conversas.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo