CartaExpressa
Deltan diz ter recebido ‘espontaneamente’ R$ 300 mil após condenação pelo PowerPoint
Segundo o ex-procurador, apoiadores ‘pegaram o CPF na internet e fizeram doações via Pix’


O ex-procurador Deltan Dallagnol, condenado pelo Superior Tribunal de Justiça a indenizar o ex-presidente Lula por danos morais no caso do PowerPoint, afirmou nesta quinta-feira 24 ter recebido “espontaneamente” mais de 130 mil reais em doações após a decisão judicial.
“Quero agradecer de todo o coração pela coisa incrível que vocês fizeram, inacreditável. Em menos de 24 horas, vocês, espontaneamente, pegando meu CPF na internet e fazendo doações via Pix, depositaram mais do que o valor daquela condenação injusta, absurda que o STJ determinou que eu pagasse para o Lula”, disse o ex-procurador em vídeo publicado no YouTube.
“O valor que vocês depositaram superou 300 mil reais. Isso supera todo o valor de indenização, honorários, correção, juros. É incrível isso.”
A maioria da Quarta Turma do STJ acolheu parcialmente os argumentos de Lula e fixou a indenização em 75 mil reais, mais correção monetária e juros. No processo, o petista pedia indenização de 1 milhão de reais devido à famosa entrevista concedida por Dallagnol em 2016 com o auxílio de um PowerPoint. Naquela ocasião, o então chefe da Lava Jato explicava uma denúncia contra o ex-presidente no caso do triplex do Guarujá (SP).
Em 2021, o Supremo Tribunal Federal aplicou um revés a Dallagnol com a anulação de condenações de Lula (inclusive no processo do triplex) e o reconhecimento da suspeição de seu aliado Sergio Moro (Podemos).
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Moro: Chapa entre Lula e Alckmin é ‘contraditória’ e ‘não muda nada’ no cenário eleitoral
Por CartaCapital
Chapa Lula-Alckmin lembra a aliança das Diretas Já
Por Cláudio Couto
Arthur Virgílio: Desafio de Alckmin é levar Lula ao interior e articular com o centro
Por Leonardo Miazzo