Mundo
Google decide bloquear links de notícias de veículos canadenses após aprovação de lei
Big techs alegam que a legislação sobre remuneração de veículos dificultará o acesso à informação
O Google informou, nesta terça-feira 27, que removerá links de notícias produzidas por sites canadenses, após a aprovação de uma lei a prever a remuneração de veículos pelo compartilhamento de conteúdo.
A ação pode ter um grande impacto sobre jornais e veículos digitais do país, os quais muitas vezes dependem do buscador para levar suas postagens ao público.
“Nós estamos decepcionados pelo fato de a discussão ter chegado a este ponto. Os impactos dessa decisão não são leves e achamos importante ser transparentes com as mídias canadenses e os nossos usuários”, afirmou em comunicado Kent Walker, presidente de Assuntos Globais do Google.
Em outro pronunciamento, o Google declarou que a nova legislação dificultará o acesso da população canadense às notícias online e, consequentemente, tornará ainda mais custoso o caminho para que veículos construam sua audiência.
Na quarta-feira 28, o primeiro-ministro Justin Trudeau disse estar confiante de que o Google e o governo entrarão em acordo sobre a nova legislação.
“Diria que as conversas com o Google estão fluindo. É importante que encontremos um caminho para garantir que os canandenses continuem a ter acesso ao conteúdo, mas também que protejamos o jornalismo independente, que exerce um papel fundamental na nossa democracia”, sustentou o premiê.
Meta rechaça legislação
A Meta, empresa detentora das plataformas Facebook, Instagram e Whatsapp, também já avisou que removerá o conteúdo canadense da plataforma caso seja enquadrada na nova legislação.
De acordo com dados do governo canadense, o Google e a Meta atingem um compartilhamento de 80% do valor arrecadado com conteúdo canadense e somam 9,7 bilhões de dólares canadenses ao ano.
Os dados também expõem que desde 2008, mais de 450 veículos de imprensa fecharam as portas no Canadá e ao menos um terço das vagas para jornalistas foram fechadas no período.
Conforme a nova legislação, um portal será considerado mídia jornalística caso contrate ao menos dois jornalistas, opere majoritariamente no Canadá e produza conteúdo editado e designado para circular no país.
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