Sustentabilidade
Ambientalistas pedem que COP28 anuncie formalmente o abandono das energias fósseis
Uma coalizão internacional de mais de 100 ONGs pediu, nesta segunda-feira (13), uma “decisão formal” e não apenas compromissos voluntários, sobre a eliminação das energias fósseis durante a COP28, que será inaugurada no final deste mês em Dubai. “O sucesso da COP28 será medido pela […]
Uma coalizão internacional de mais de 100 ONGs pediu, nesta segunda-feira (13), uma “decisão formal” e não apenas compromissos voluntários, sobre a eliminação das energias fósseis durante a COP28, que será inaugurada no final deste mês em Dubai.
“O sucesso da COP28 será medido pela sua capacidade de chegar a um acordo sobre um pacote de energia abrangente”, que inclua um compromisso sobre “a eliminação de todas as energias fósseis (carvão, petróleo e gás) em todos os setores”, alertam as associações em uma carta dirigida ao presidente da COP28 (que será realizada de 30 de novembro a 12 de dezembro), Sultan Al Jaber.
Segundo elas, isto deverá traduzir-se na ausência de novos projetos fósseis e em uma diminuição “urgente” da sua produção e utilização durante esta década.
A carta é assinada por inúmeras organizações comprometidas com a defesa do meio ambiente em todo o mundo, como 350.org, CAN (Rede de Ação Climática), Friends of the Earth US, Greenpeace International, entre outras.
Elas defendem também a triplicação das energias renováveis até 2030, a duplicação dos benefícios da eficiência energética e o aumento significativo do financiamento dos países ricos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.



