CartaExpressa,Sociedade

São Paulo anuncia a instalação de estátuas em homenagem a personalidades negras

São Paulo anuncia a instalação de estátuas em homenagem a personalidades negras

Obras devem começar em setembro e previsão é que sejam instaladas em até seis meses; conheça os nomes

A escritora Carolina Maria de Jesus. Foto: Acervo UH/Folhapress

A escritora Carolina Maria de Jesus. Foto: Acervo UH/Folhapress

A prefeitura de São Paulo anunciou na terça-feira 17 a instalação de cinco estátuas em homenagem a personalidades negras que têm histórias relacionadas com a cidade. A divulgação foi feita menos de um mês após ativistas terem incendiado a estátua do bandeirante Borba Gato.

O projeto deve ter suas obras iniciadas ainda em setembro e a entrega das estátuas pode levar até seis meses.

Os homenageados serão: a escritora Carolina Maria de Jesus, coletora de material reciclável que vendeu cerca de 3 milhões de livros, em 16 idiomas, o músico Geraldo Filme, um dos sambistas pioneiros de São Paulo, que colocou a cidade em destaque e quebrou com a hegemonia carioca no ritmo, o atleta olímpico Adhemar Ferreira da Silva, campeão do salto triplo em duas olimpíadas e o primeiro a conquistar medalhas consecutivas em duas edições, a  sambista Deolinda Madre (madrinha Eunice), fundadora da primeira escola de samba da cidade, a “Lavapés”, na década de 1930, e o cantor Itamar Assumpção, um dos principais nomes do movimento “Vanguarda Paulista”.

Dados de um estudo do Instituto Pólis apontam que, dos 200 monumentos catalogados da capital paulista, que retratam pessoas, apenas 24 representam mulheres. Entre as figuras masculinas, apenas 5 representam homens negros. A única estátua em homenagem a uma mulher negra é a “Mãe Preta”, instalada no Largo do Paissandu. Quatro outros monumentos retratam homens indígenas.

Junte-se ao grupo de CartaCapital no Telegram

Um minuto, por favor...

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras e os ataques às instituições custa tempo e dinheiro. Nós, da CartaCapital, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Acreditamos que este seja o melhor antídoto contra as fake news e o extremismo que ameaçam a liberdade e a democracia.

Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder. Ou assine e tenha acesso ao conteúdo integral de CartaCapital!

Repórter do site de CartaCapital

Compartilhar postagem