CartaExpressa

Estátua do Borba Gato é incendiada em São Paulo

Estátua do Borba Gato é incendiada em São Paulo

A capital é palco de protestos contra o presidente Jair Bolsonaro neste sábado

Créditos: Reprodução / TV Globo

Créditos: Reprodução / TV Globo

A estátua do Borba Gato, localizada na zona sul de São Paulo, foi atingida por um incêndio na tarde deste sábado 24. Nas redes sociais, circulam informações de que o ataque estaria relacionado ao simbolismo do bandeirante na caça e escravidão de índios e negros.

Segundo a Polícia, ninguém foi preso e não há manifestações no local. O ato teria sido cometido por pessoas que não se identificavam com qualquer movimento. Uma bandeira com os dizeres “Revolução Periférica” foi estendida no local.

 

 

A estátua, feita pelo escultor Júlio Guerra, foi inaugurada em 1963, em comemoração ao IV Centenário do bairro Santo Amaro. Os bandeirantes são considerados figuras ofensivas pelo movimento negro.

Na capital, o ato pelo impeachment do presidente Jair Bolsonaro foi marcado para as 15h, com concentração no Museu de Arte de São Paulo (MASP), para as 15h.

Responda nossa pesquisa e nos ajude a entender o que nossos leitores esperam de CartaCapital

Um minuto, por favor...

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras e os ataques às instituições custa tempo e dinheiro. Nós, da CartaCapital, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Acreditamos que este seja o melhor antídoto contra as fake news e o extremismo que ameaçam a liberdade e a democracia.

Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder. Ou assine e tenha acesso ao conteúdo integral de CartaCapital!

Compartilhar postagem