Sociedade

PF resgata menina cooptada por garimpeiros para se prostituir em Terra Yanomami

Adolescente, localizada em uma embarcação por agentes federais no rio Mucajaí, em Roraima, relatou que teria recebido proposta para ser “cozinheira”

Operação Libertação resgatou adolescente e mais quatro mulheres em barco em meio ao rio Mucajaí. Foto: Polícia Federal
Apoie Siga-nos no

A Polícia Federal resgatou, na noite desta terça-feira 14, uma adolescente de 15 anos, cooptada por garimpeiros para se prostituir em área de extração ilegal de minério em terras yanomami.

A jovem, que havia sido dada como desaparecida desde o dia 12 de fevereiro, foi resgatada em uma embarcação por agentes federais que monitoravam a circulação de barcos no rio Mucajaí, em Roraima.

Aos policiais, a menina relatou que recebeu uma proposta, por meio das redes sociais, para ser “cozinheira” no local. Ela teria saído para o garimpo em um voo já no dia seguinte ao contato.

Outras quatro mulheres encontradas pelos agentes também afirmaram foram cooptadas por agenciadores para se prostituírem no garimpo.

A Polícia Federal abriu uma investigação para apurar as violências sofridas pela menor e uma possível rede de aliciadores que praticam a cooptação de mulheres para se prostituírem nas áreas de garimpo.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo