Sociedade

Nigerianos que viajaram 13 dias em leme de navio são resgatados pela PF no ES

Segundo o delegado Eugênio Ricas, o grupo tinha ‘estado de saúde precário’

Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

Quatro nigerianos foram resgatados no leme de um navio cargueiro pela Polícia Federal no Espírito Santo na última segunda-feira 10. O grupo passou duas semanas escondido em um espaço de dois metros quadrados, sob o risco de um deles cair em alto mar.

O navio de bandeira da Libéria partiu de Lagos, na Nigéria, em 27 de junho. Foram, portanto, 13 dias de uma viagem de 5,5 mil quilômetros até a costa brasileira. No terceiro dia, já não havia alimento e no décimo, faltava água.

Segundo o delegado Eugênio Ricas, superintendente da corporação no Espírito Santo, os nigerianos tinham “estado de saúde precário”.

O resgate ocorreu no mar de Vitória, capital do Espírito Santo. O navio tinha como destino o Porto de Santos. 

Eles foram localizados no momento em que acontecia uma troca de tripulação no navio, que havia parado no estado. O comandante da embarcação foi avisado e acionou o Núcleo de Polícia Marítima da Polícia Federal.

“Os estrangeiros foram conduzidos ao grupamento marítimo da Polícia Federal para identificação e procedimentos administrativos. Eles irão ficar sob custódia da agência mercantil do navio até a devolução compulsória à Nigéria”, explicou Ricas.

O procedimento deve acontecer em um prazo de 25 dias e a empresa responsável pelo navio deve arcar com os custos do retorno das pessoas, conforme prevê a legislação brasileira.

De acordo com a PF, o navio ainda está no Espírito Santo, mas será liberado nas próximas horas para seguir rumo ao Porto de Santos. Os nigerianos devem ser ouvidos pela corporação nesta sexta-feira 14.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo