Sociedade

Crítica a Bolsonaro, modelo coroada vice Miss Universo é vetada em cerimônia do Miss Brasil

A produção do evento é controlada pelo empresário Winston Ling, um notório apoiador do presidente

Reprodução Instagram
Apoie Siga-nos no

Vencedora do Miss Brasil 2020 e atual vice Miss Universo, a modelo brasileira Julia Gama foi desconvidada a participar da cerimônia de coroação de sua sucessora. O motivo? Segundo ela, as críticas que fez ao presidente Jair Bolsonaro nas redes sociais.

A produção do Miss Brasil é controlada pelo empresário Winston Ling, um notório apoiador do presidente.

No Instagram, Julia contou ter recebido um e-mail informando que a sua presença não seria mais necessária na coroação. “Como eles não deram explicações do porquê de tal decisão me resta respeitar a decisão deles mesmo sem entendê-la”, escreveu.

Ela sugere que seus posicionamentos políticos poderiam ter levado à decisão. Julia, que tinha o contrato com a organização até maio de 2021, disse ter se mantido neutra até então. “Eu nunca me posicionei politicamente, embora a organização não fosse neutra e seus presidentes, donos e diretores se pronunciassem constantemente a favor do Bolsonaro.”

A partir de junho, porém, ela passou a publicar postagens críticas ao presidente nas redes sociais. Durante as manifestações de 7 de Setembro, por exemplo, a Miss publicou um vídeo contra o presidente. Ela também já havia se manifestado contra atitudes que considera machistas, como o controle sobre a vida privada das candidatas e a falta de espaço para que elas se emitissem opinião.

Em nota, a organização do evento afirmou que a modelo teria descumprido cláusulas do contrato.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo