CartaExpressa

Conar abre processo ético sobre comercial da Volkswagen com imagem de Elis Regina

Campanha publicitária da montadora recorreu à inteligência artificial para ‘recriar’ a cantora, que morreu em 1982

Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária abriu, nesta segunda-feira 10, uma representação ética contra a campanha publicitária da Volkswagen que usou inteligência artificial para “recriar” a cantora Elis Regina, que morreu em 1982.

Na peça VW Brasil 70: O novo veio de novo, assinada pela agência AlmapBBDO, Elis aparece cantando com a filha Maria Rita para apresentar o novo modelo de kombi elétrica da montadora.

Segundo o Conar, o processo nasceu de queixas de consumidores e avaliará se é ético ou não o uso de ferramenta tecnológica e IA para trazer uma pessoa morta “de volta à vida”. O órgão afirma que se baseará no Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, em particular nos princípios de respeitabilidade – à personalidade e à existência da artista – e veracidade.

O Conar informou ainda haver questionamentos sobre a possibilidade de o uso da tecnologia provocar confusão entre ficção e realidade, principalmente para crianças e adolescentes.

A representação será julgada nas próximas semanas por uma das câmaras do Conselho de Ética do Conar. Em regra, o julgamento ocorre cerca de 45 dias após a abertura da representação.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo