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Conar abre processo ético sobre comercial da Volkswagen com imagem de Elis Regina

Campanha publicitária da montadora recorreu à inteligência artificial para ‘recriar’ a cantora, que morreu em 1982

Conar abre processo ético sobre comercial da Volkswagen com imagem de Elis Regina
Conar abre processo ético sobre comercial da Volkswagen com imagem de Elis Regina
Foto: Reprodução
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O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária abriu, nesta segunda-feira 10, uma representação ética contra a campanha publicitária da Volkswagen que usou inteligência artificial para “recriar” a cantora Elis Regina, que morreu em 1982.

Na peça VW Brasil 70: O novo veio de novo, assinada pela agência AlmapBBDO, Elis aparece cantando com a filha Maria Rita para apresentar o novo modelo de kombi elétrica da montadora.

Segundo o Conar, o processo nasceu de queixas de consumidores e avaliará se é ético ou não o uso de ferramenta tecnológica e IA para trazer uma pessoa morta “de volta à vida”. O órgão afirma que se baseará no Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, em particular nos princípios de respeitabilidade – à personalidade e à existência da artista – e veracidade.

O Conar informou ainda haver questionamentos sobre a possibilidade de o uso da tecnologia provocar confusão entre ficção e realidade, principalmente para crianças e adolescentes.

A representação será julgada nas próximas semanas por uma das câmaras do Conselho de Ética do Conar. Em regra, o julgamento ocorre cerca de 45 dias após a abertura da representação.

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