CartaExpressa
Conar abre processo ético sobre comercial da Volkswagen com imagem de Elis Regina
Campanha publicitária da montadora recorreu à inteligência artificial para ‘recriar’ a cantora, que morreu em 1982


O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária abriu, nesta segunda-feira 10, uma representação ética contra a campanha publicitária da Volkswagen que usou inteligência artificial para “recriar” a cantora Elis Regina, que morreu em 1982.
Na peça VW Brasil 70: O novo veio de novo, assinada pela agência AlmapBBDO, Elis aparece cantando com a filha Maria Rita para apresentar o novo modelo de kombi elétrica da montadora.
Segundo o Conar, o processo nasceu de queixas de consumidores e avaliará se é ético ou não o uso de ferramenta tecnológica e IA para trazer uma pessoa morta “de volta à vida”. O órgão afirma que se baseará no Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, em particular nos princípios de respeitabilidade – à personalidade e à existência da artista – e veracidade.
O Conar informou ainda haver questionamentos sobre a possibilidade de o uso da tecnologia provocar confusão entre ficção e realidade, principalmente para crianças e adolescentes.
A representação será julgada nas próximas semanas por uma das câmaras do Conselho de Ética do Conar. Em regra, o julgamento ocorre cerca de 45 dias após a abertura da representação.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Comercial que ‘revive’ Elis Regina reabre debates sobre a colaboração da VW com a ditadura
Por André Lucena
A kombi de Janja atropela a esquerda e atola no vazio existencial
Por João Peres
Governo não descarta fatiamento da PEC da reforma tributária
Por CartaCapital
8 de Janeiro: PGR contraria a PF e tenta arquivar investigação contra deputado bolsonarista
Por CartaCapital
Após atacar professores, Eduardo Bolsonaro se diz vítima de ‘desejos autocratas de comunistas’
Por CartaCapital