Sociedade

Bombril é acusada de racismo após relançar esponja de aço Krespinha

A hashtag #BombrilRacista ocupa um dos primeiros lugares de assuntos mais comentados do Twitter

Créditos: divulgação
Apoie Siga-nos no

A Bombril é alvo de críticas nas redes sociais nesta quarta-feira 17. O motivo: a empresa relançou uma esponja de aço de nome “Krespinha”. A marca vem sendo acusada de racismo por utilizar como nome do produto um termo associado pejorativamente ao cabelo dos negros.

Disponibilizado no site oficial da marca e divulgado em plataformas como o Twitter e o Facebook, o item de limpeza já foi apagado em ambos os sítios. No site da empresa, o produto é anunciado da seguinte maneira: “A Esponja Inox Krespinha é perfeita para a limpeza pesada. Remove sujeiras e gorduras de um jeito rápido e eficaz, sem esforço. Resistente e não enferruja”

O nome “Krespinha” já havia sido usado historicamente na indústria em 1952, quando a S.A. Barros Loureiro lançou um produto similar cujo logo era uma menina negra – personificando o item na mulher, portanto.

A hashtag #BombrilRacista ocupa um dos primeiros lugares de assuntos mais comentados do Twitter.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo