Sociedade

Araçatuba vive madrugada de terror com ataques a bancos, reféns, explosivos e drone

Troca de tiros terminou com dois integrantes da quadrilha presos e três pessoas mortas – um assaltante e dois moradores

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Apoie Siga-nos no

Um grupo de assaltantes fez moradores de Araçatuba, cidade do interior de São Paulo, viverem uma madrugada de terror nesta segunda-feira 30. Criminosos atacaram três agências bancárias, fizeram moradores de reféns para usar como ‘escudo’, além de usarem um drone para monitorar a polícia. Após o confronto, dois suspeitos foram presos e um morreu, outros dois moradores foram mortos, segundo a Polícia Civil. A informação é do G1.

Os ataques iniciaram ainda durante a madrugada em três agências bancárias da cidade. Após o assalto, o grupo abordou moradores e fez com que as vítimas ficassem sobre o capô dos veículos, em uma espécie de escudo humano. O grupo ainda cercou o batalhão e viaturas da PM local, além de bloquear entradas da cidade para dificultar a chegada de reforços das forças de segurança de cidades próximas.

Após uma troca de tiros que terminou com dois integrantes presos e três pessoas mortas – um assaltante e dois moradores – a polícia encontrou explosivos pela cidade. De acordo com os relatos, lojas também foram destruídas durante os ataques.

Segundo informaram os policiais, os moradores foram orientados a não saírem de casa, pois a situação ainda não estaria totalmente controlada.

O prefeito da cidade, Dilador Borges (PSDB), informou que o governo do estado enviará reforços do Batalhão de Ações Especiais da Polícia de São José do Rio Preto para auxiliar na finalização do caso. Em entrevista à TV Globo, Borges reforçou o pedido para que moradores não saiam de casa e anunciou a suspensão do transporte e das aulas na cidade.

A informação inicial é de que entre 20 e 30 pessoas participaram dos ataques. Segundo a polícia local, todos os demais reféns já foram liberados. Ainda não há confirmação dos valores levados pelo grupo.

A madrugada de terror em Araçatuba repercutiu nas redes sociais. Nos vídeos, é possível ver reféns nos veículos e ouvir os disparos durante a ação. Veja:

https://twitter.com/RaR_Aguiar/status/1432205849590702083

Outros madrugadas de violência já ocorreram na região

Este é o segundo grande assalto na região. Em 2017, em ação similar envolvendo mais de 30 criminosos, um grupo fez como alvo uma empresa de valores local. Na ocasião, os criminosos também cercaram o batalhão, trocaram tiros e usaram um caminhão para bloquear a saída da cidade. Pela ação, 18 pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público.

Em julho do ano passado, uma ação criminosa semelhante ocorreu em Botucatu (SP). Cerca de 40 pessoas fortemente armadas também atacaram agências bancárias, fizeram reféns e enfrentaram a polícia local.

No fim de 2020, Criciúma (SC) e Cametá (PA) também viveram madrugadas parecidas. Na época, ataques ocorreram com poucos dias de diferença.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo