Sociedade

Após fumaça encobrir Manaus, PF faz operação contra queimada ilegal no Amazonas

Além das interdições, foram apreendidas munições e armas de procedência desconhecida

Durante a ação, foram interditados empreendimentos por prática de atividades ilegais. Foto: Polícia Federal/Divulgação
Apoie Siga-nos no

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira 13 a Operação Depuração para apurar denúncias de queimadas e gases poluentes no Amazonas. A PF fiscalizou olarias e madeireiras na Região Metropolitana de Manaus.

Moradores de Manaus tem denunciado que uma densa nuvem branca de fumaça encobriu a cidade desde o começo da semana. Na quarta-feira 11, a capital registrou a segunda pior qualidade do ar do mundo, segundo o monitoramento da World Air Pollution.

Durante a ação da PF, foram realizadas interdições de empreendimentos irregulares por extração ilegal de argila, desmatamento, queimadas e ausência do plano de recuperação de área degradada. Além disso, foram apreendidas munições e armas de procedência desconhecida.

Fumaça de queimadas encobre Ponte Rio Negro, em Manaus. Foto: William Duarte/Rede Amazônica

Equipes da Polícia Federal estão fazendo o monitoramento da região através de sistemas de geoprocessamento, com o objetivo de averiguar a prática de ilícitos ambientais, principalmente nesse momento em que o Amazonas enfrenta uma estiagem severa.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo