Saúde

Mais Médicos: Ministério da Saúde lança edital com mais de 6 mil vagas para o programa

Edital é voltado para municípios que desejam aderir ao programa ou renovar a adesão, visando o provimento de profissionais pelo período de quatro anos

Foto: Ricardo Stuckert/PR
Apoie Siga-nos no

O Ministério da Saúde publicou, nesta terça-feira 18, um edital com 6.252 vagas para o programa Mais Médicos. O chamamento público é destinado às cidades que desejam aderir ao programa ou renovar a adesão, visando o provimento de profissionais da saúde pelo período de quatro anos. O edital foi publicado no Diário Oficial da União.

O documento estabelece números diferentes de vagas para cada município. Para ter acesso às vagas, os municípios devem informar quantos profissionais desejam receber. O valor da bolsa para os profissionais é de 12,8 mil reais, além de auxílio-moradia, cujo valor está condicionado à região de atuação.

Os municípios que tenham sido descredenciados nos últimos três anos do programa Mais Médicos, por decisão da Coordenação do Programa, não poderão participar do edital.

Criado em 2013, durante o governo Dilma Rousseff (PT), o programa Mais Médicos busca levar profissionais da saúde para regiões onde há escassez ou ausência desses profissionais, através de incentivos aos próprios profissionais e aos municípios. Embora o edital publicado hoje apresente vagas para quase todas as capitais (com exceção de Maceió e Teresina), a maior parte das vagas é direcionada para municípios do interior do país.

Após o programa ter sido renomeado “Mais Saúde para o Brasil” durante os últimos anos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) relançou o Mais Médicos no último mês de março. Ao lançar o programa, Lula destacou que o governo federal estima que haja uma necessidade nacional de 28 mil médicos. Atualmente, segundo o governo, há 13 mil profissionais atuando pelo programa. Para este ano, o investimento previsto para o Mais Médicos é de 712 milhões de reais.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo