‘Discurso de Bolsonaro pode causar mortes e sofrimento evitáveis’, alerta Sociedade Brasileira de Imunizações

Para a entidade, ‘o presidente cria um desnecessário clima de medo’ para atrapalhar propositalmente a vacinação infantil

Foto: Reprodução

Apoie Siga-nos no

A Sociedade Brasileira de Imunizações publicou nesta sexta-feira 7 uma nota de repúdio às declarações de Jair Bolsonaro (PL) em transmissão nas redes sociais na quinta-feira 6. Na publicação, o ex-capitão atacou a Anvisa pela liberação da vacina para crianças entre 5 e 11 anos e espalhou dados equivocados para colocar em xeque a imunização dessa faixa etária.

Para a entidade, ‘o presidente cria um desnecessário clima de medo’ para atrapalhar propositalmente a vacinação infantil. Como resultado do discurso do ex-capitão, o País poderá registrar um aumento no volume de ‘hospitalizações, mortes e sofrimento evitáveis’, alerta a SBIm no texto.

A nota ainda desmente as declarações feitas pelo presidente de que o número de crianças de 5 a 11 anos infectadas e mortas por Covid-19 ainda não seria motivo de preocupação. Segundo informou a SBIm no texto, 308 crianças dessa faixa etária já morreram de Covid-19 no Brasil, o que coloca a doença entre as dez maiores causas de óbito no grupo.

A entidade alerta que foram registrados mais de 6,1 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave na faixa etária, bem como 1,4 mil casos de Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica. Neste caso, a doença levou 85 crianças a óbito, registrando taxa de letalidade de 6%, cinco vezes maior do que a verificada nos Estados Unidos.

“A Sociedade Brasileira de Imunizações entende que nenhuma morte de criança é negligenciável. É inadmissível testemunhar crianças serem hospitalizadas e falecerem por doenças preveníveis por vacinas”, diz o texto.

Na nota, a SBIm também rebate as insinuações infundadas do presidente e de seus apoiadores de que a vacina representaria um risco com efeitos adversos para o público infantil.


“A todos que estão com receio, transmitimos uma mensagem tranquilizadora. A vacinação de crianças entre 5 e 11 anos é segura, eficaz e salvará vidas da mesma forma que a vacinação de adultos e adolescentes vem salvando.”

Confira a íntegra da nota de repúdio da SBIm a Bolsonaro:

nota-sbim-repudio-declaracoes-bolsonaro-vacinacao-intantil-covid-07012022

 

Leia também

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.