Mundo

‘Voltaremos a fazer do Brasil um exemplo para o mundo’, diz Lula na Espanha

Ex-presidente participou de seminário e defendeu uma aliança global contra fome e desigualdade no pós-pandemia

Foto: Reprodução/Redes Sociais/Ricardo Stuckert
Apoie Siga-nos no

Em passagem pela Espanha para participar do seminário “Cooperação multilateral e recuperação regional pós-Covid-19”, promovido pela ONG Common Action Forum, o ex-presidente Lula defendeu a formação de uma ‘aliança global’ contra a fome no mundo.

Em discurso nesta quinta-feira 18, o petista destacou que o combate à desigualdade pós-pandemia será um desafio tão grande quanto o enfrentado durante a crise causada pelo coronavírus.

“É urgente convocar uma conferência mundial, com representação de todos os Estado, e participação da sociedade civil, para definir uma nova governança global, justa e representativa”, destacou.

De acordo com o ex-presidente, recursos para reduzir a desigualdade e combater a fome mundial já estão disponíveis, bastando ‘vontade política’ desta ‘aliança global’.

“Os países ricos investiram quase 2 trilhões de dólares para salvar o sistema financeiro durante a crise de 2008. Os Estados Unidos gastaram 8 trilhões de dólares nas suas guerras no Oriente Médio. Ou seja, recursos financeiros existem”, afirmou.

“Infelizmente, não vemos a mesma generosidade quando se trata de salvar o planeta do aquecimento global, combater a crescente desigualdade e eliminar a miséria no mundo”, acrescentou em seguida.

Segundo o ex-presidente, será preciso que o grupo formado atue na criação de empregos de qualidade, com direitos e garantia de renda para iniciar a reconstrução pós-pandemia e combater os efeitos da desigualdade mundial.

“Precisamos encontrar alternativas para a geração de emprego em meio a transição causada pela digitalização do trabalho, que tem gerado desemprego em massa, perda de direitos trabalhistas, empobrecimento e exaustão física e mental. Esse desafio precisa ser encarado por todos”, cobrou o petista.

Nas declarações em Madri, Lula disse ainda que, com a saída de Jair Bolsonaro em 2023, o Brasil passará por uma reconstrução antes de voltar a ser ‘exemplo para o mundo’.

“Muito em breve nós voltaremos a fazer do Brasil um exemplo para o mundo de que é possível vencer a extrema pobreza e a fome, num curto espaço de tempo”, disse.

Antes, o ex-presidente lamentou a destruição do Bolsa Família pelo atual governo federal e culpou a extrema-direita de Bolsonaro pela crise que atravessa o País.

“Infelizmente, desde o golpe de 2016 contra a presidenta Dilma Rousseff e a chegada da extrema-direita ao poder, o Brasil voltou ao Mapa da Fome. Até mesmo o Bolsa Família, invenção brasileira replicada em diversos outros países, acaba de ser extinto pelo atual governo”, lamentou. “O Brasil voltou à triste normalidade da qual havia finalmente se livrado, depois de 500 anos de história”, completou Lula.

Na Espanha, Lula ainda será recebido pelo presidente Pedro Sanchez no Palácio de Mancloa, na capital Madri. Rebeca Grynspan, ex-vice-presidente da Costa Rica e atual representante do Comércio e Desenvolvimento da ONU, também receberá o ex-presidente para uma reunião no país. Na agenda, há ainda reuniões com líderes do movimento sindical espanhol.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar