Política

Vice-presidente do PT reafirma que Ceciliano não disputará o governo do Rio

A CartaCapital, Washington Quaquá também demonstra confiança em aliança com o PSD na eleição nacional

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Apoie Siga-nos no

O vice-presidente nacional do PT, Washington Quaquá, reforçou nesta sexta-feira 11 que o partido não lançará ao governo do Rio de Janeiro o presidente da Assembleia Legislativa, André Ceciliano.

A CartaCapital, Quaquá confirmou que Ceciliano será o candidato petista ao Senado, como já foi anunciado há semanas. O PT fluminense tenta afastar rumores de que, em meio a dificuldades para formalizar a federação com o PSB, Ceciliano poderia concorrer com Marcelo Freixo (PSB) ao governo.

“Eduardo Paes (PSD) estará com Lula e tem o pleito do Felipe Santa Cruz, Freixo é apresentado pelo PSB e Rodrigo Neves abriu palanque no PDT”, disse Quaquá. Ele se refere a três pré-candidatos ao governo: além de Freixo, estão na disputa preliminar Santa Cruz, pelo PSD, e Rodrigo Neves, pelo PDT.

PSD e PDT, porém, já sacramentaram uma aliança – resta definir qual dos dois postulantes abrirá mão de encabeçar a chapa. No melhor cenário para os petistas, Lula teria palanque duplo no Rio: com Freixo e com o candidato do PSD.

A afirmação de Quaquá de que “Paes estará com Lula” é a confiança na aproximação entre o ex-presidente da República e o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab. Como já mostrou CartaCapital, petistas não escondem o desejo de ver o ex-tucano Geraldo Alckmin filiado ao PSD, não ao PSB ou ao PV.

Para que Kassab, Paes e o PSD como um todo endossem a candidatura de Lula no primeiro turno, no entanto, será necessário abrir mão da candidatura ao Palácio do Planalto do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, que não decola nas pesquisas de intenção de voto.

Na quinta-feira 10, Kassab gravou um vídeo em que parabenizava o PT pelos 42 anos. A mensagem foi exibida em transmissão ao vivo promovida pelo canal dos petistas no YouTube.

“Poucos partidos têm tanta história no mundo. Todos nós, brasileiros, temos um profundo orgulho das realizações e do legado que o PT já nos deixou”, afirmou Kassab no vídeo. “Que esses 42 anos sirvam de inspiração para que o PT continue construindo boas políticas para o Brasil, para que possamos todos continuar acreditando que o País pode ser muito melhor. Parabéns, PT.”

Depois de insistir na ideia de nome próprio na disputa presidencial, Kassab tem promovido uma reorientação de rota. Na quarta-feira 9, dois dias após ter se reunido com Lula, o chefe do PSD disse que não seria “impossível” apoiá-lo já no primeiro turno.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo