Política

Vereadora é vítima de racismo durante sessão: ‘Preta lixo’

De acordo com Paolla Miguel (PT), que registrou boletim de ocorrência, os ataques partiram de bolsonaristas anti-vacina

Foto: Câmara de Campinas
Apoie Siga-nos no

A Câmara de Vereadores de Campinas, no interior de São Paulo, vai investigar uma ofensa racial que ocorreu na segunda-feira 8 durante contra a parlamentar Paolla Miguel (PT).

O presidente da Casa, vereador Zé Carlos (PSB), solicitou a análise da gravação da sessão para identificar os agressores. 

A ofensa partiu da área destinada ao público da Casa e ocorreu no momento em que Paolla discursava sobre um projeto que trata do Conselho de Desenvolvimento e Participação da Comunidade Negra e um Fundo Municipal de Valorização da Comunidade Negra.

Outros vereadores, que também presenciaram a injúria, afirmaram terem ouvido “preta lixo”. 

“Alguém na plateia disse uma besteira. Nós estamos gravando a sessão. Nós vamos buscar as imagens, e quem falou vai pagar […] Já vieram três vereadores falar aqui do racismo que aconteceu aqui dentro. A TV Câmara grava neste momento e já vai separando essas imagens. Quem fez isso vai pagar. A gente está pedindo com educação. As imagens falam por si, fiquem tranquilos. Eu vou expor aqui na Câmara quem falou essa bobagem”, afirmou Zé Carlos.

Nas suas redes sociais, a vereadora disponibilizou trechos da sessão. 

https://twitter.com/VaiPaolla/status/1458058377041428480

Nesta terça-feira 9, pelas redes sociais, a vereadora anunciou que foi ao 1° Distrito Policial para registrar um boletim de ocorrência.

Ao portal G1, Paolla declarou que  há uma dificuldade em reconhecer quem fez a ofensa por causa do uso de máscara.

“É muito triste estar discutindo sobre o Conselho de Desenvolvimento e Participação da Comunidade Negra e sofrer justamente esses ataques. Me desconcentrei… É um absurdo sentir que esse espaço que a gente ocupa não representa muita coisa. Mesmo sendo eleita, a gente não consegue ter respeito. Justamente no Mês da Consciência Negra… Estou abalada, foi muito rápido”, disse.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo