Política

‘Vamos viajar e convencer’, diz Alckmin sobre conquistar eleitor ‘conservador’ com Lula

Após se filiar ao PSB, o ex-tucano exaltou a decisão do novo partido de se aliar ao PT: ‘Compromisso com o Brasil’

A filiação de Geraldo Alckmin ao PSB, em Brasília. Foto: Alisson Matos
Apoie Siga-nos no

Após se filiar ao PSB, em Brasília, nesta quarta-feira 23, o ex-tucano Geraldo Alckmin indicou sua estratégia para diminuir a resistência de parcelas conservadoras do eleitorado à sua chapa eleitoral com o ex-presidente Lula (PT). Segundo Alckmin, “política é convencimento” e “muitos veem com entusiasmo” o seu ingresso nos quadros socialistas.

“Agora é que vamos começar a viajar, conversar, explicar, convencer, de maneira respeitosa, mas mostrando a realidade que estamos vivendo e os riscos que a política e o povo estão correndo”, declarou o ex-governador paulista em entrevista coletiva. “Não tem outro caminho para melhorar a vida do povo além da via democrática, que assegura a liberdade e os avanços sociais.”

Alckmin preferiu não se debruçar sobre divergências entre petistas e socialistas em palanques estaduais. No caso de São Paulo, o PT banca o nome de Fernando Haddad, enquanto o PSB insiste no lançamento de Márcio França para o governo.

Segundo o ex-tucano, os pleitos nacional e estaduais são “distintos” e, “na maioria, estarão todos juntos [PT e PSB], enquanto em outros poderão legitimamente disputar”.

Questionado sobre uma suposta necessidade de “acalmar o empresariado” refratário à ideia de um terceiro governo Lula, Alckmin afirmou que “todo mundo quer que a economia cresça e que a gente tenha emprego e renda”. Declarou ainda que o desafio é “consolidar o processo democrático, retomar a atividade econômica geradora de emprego e renda e recuperar as políticas públicas”.

Alckmin negou, por fim, já haver uma data definida para o anúncio oficial de sua chapa com Lula, mas reforçou que tem dialogado com o petista e exaltou a decisão do PSB de compor a aliança com o PT nas eleições presidenciais.

“O importante foi a definição do PSB, de grande responsabilidade e compromisso com o Brasil, de apoio ao presidente Lula – baseado na defesa da democracia, da retomada do emprego e da renda, do fortalecimento da economia, com uma agenda de competitividade e políticas públicas que não podem ir para trás, e o combate à desigualdade.”

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo