CartaExpressa

‘Vamos vê-lo presidente novamente’, diz Zapatero a Lula na Espanha

Para o ex-presidente espanhol, o petista será um dos líderes do século XXI, que chamou de ‘século da igualdade’

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente espanhol José Rodríguez Zapatero afirmou nesta quinta-feira 18, em discurso no seminário “Cooperação multilateral e recuperação regional pós-Covid-19”, na Espanha, que Lula voltará a ser presidente do Brasil.

“A primeira coisa que Lula me disse ao sair da prisão é que ele estava apaixonado. E me alegra vê-lo tão contente. Nós vamos vê-lo presidente novamente”, disse Zapatero na abertura do seu pronunciamento no evento.

Para o ex-presidente espanhol, Lula será conhecido como um dos grandes líderes do século XXI, que chamou no seminário de ‘século da igualdade’.

“Lula é um grande professor e ensinou a como reduzir as desigualdades. Homens como o Lula serão os que vão escrever o século XXI, o século da igualdade”, destacou o espanhol. “Eu espero que essa escrita seja com a União Europeia à frente.”

No discurso, Zapatero afirmou ainda que o ex-presidente brasileiro teve coragem ao tirar 30 milhões de brasileiros da pobreza.

“Sabe o que aprendi com Lula? Que em primeiro lugar é preciso ser corajoso. Se Lula não tivesse sido um metalúrgico corajoso, não teria tirado 30 milhões de brasileiros da pobreza e nem teria colocado o Brasil na liderança mundial como colocou.”

Mais cedo, Lula discursou no mesmo evento e declarou que voltará a ‘fazer o Brasil exemplo para o mundo’. No pronunciamento, defendeu uma aliança global contra a fome.

Na Espanha, Lula ainda será recebido pelo presidente Pedro Sanchez no Palácio de Mancloa, em Madri, na sexta-feira 19. Rebeca Grynspan, ex-vice-presidente da Costa Rica e atual representante do Comércio e Desenvolvimento da ONU, também receberá o petista para uma reunião no país. Na agenda, há ainda compromissos com líderes do movimento sindical espanhol.

Também nesta semana, o petista foi recebido pelo ex-presidente francês François Hollande e pelo presidente Emmanuel Macron.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo