Política

Lula e Macron se reúnem em Paris e debatem meio ambiente, fome e combate à extrema-direita

‘Acredito que os líderes mundiais precisam sentar à mesa para enfrentar esses desafios com uma governança global’, disse o petista

Lula e Emmanuel Macron. Foto: Ricardo Stuckert
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente Lula se reuniu nesta quarta-feira 17 com o presidente da França, Emmanuel Macron, em Paris. Trata-se de uma importante etapa da viagem do petista à Europa, marcada por encontros com lideranças políticas, como o futuro chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, e a prefeita da capital francesa, Anne Hidalgo.

Após ser recebido por Macron no Palácio do Elysée, Lula resumiu nas redes sociais o teor das conversas. Segundo ele, esteve na pauta a troca de impressões sobre o combate às mudanças climáticas e sobre o enfrentamento à fome e à pobreza. O brasileiro e o francês também debateram o futuro da União Europeia e sua integração com a América Latina.

“Acredito que os líderes mundiais precisam sentar à mesa para dialogar e enfrentar esses desafios com uma governança global. Dividimos preocupações como o avanço da extrema direita pelo mundo e as ameaças à democracia e aos direitos humanos. Agradeço pela cordial recepção”, escreveu Lula.

Pouco antes da reunião com o presidente francês, Lula recebeu em Paris o prêmio “Coragem Política”, concedido pela revista Politique Internationale.

“Estou procurando o restabelecimento da credibilidade que o Brasil já teve junto ao mundo. Viajo para conversar com governantes da Europa, políticos, com a imprensa, para mostrar que o Brasil é infinitamente melhor do que o atual governo, que o povo é melhor, é democrático, generoso, não é essa ignorância que governa hoje”, disse o petista em entrevista coletiva após a homenagem.

“Eu me encontrei com muita gente para conversar sobre democracia. Entre 2003 e 2015, o Brasil era protagonista internacional, atuante na Organização Mundial do Comércio, na Organização Mundial da Saúde, na questão ambiental. O Brasil participou ativamente de todos os fóruns multilaterais porque acreditava na existência desses fóruns”, prosseguiu Lula. “Hoje o Brasil está afastado, não participa de nada.”

Veja registros do encontro entre Lula e Macron:

Imagem

Imagem

Imagem(Fotos: Reprodução/Redes Sociais)

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo