Política
Valdemar destoa de Bolsonaro e responde a perguntas da PF sobre trama golpista
O ex-ministro da Justiça Anderson Torres também rompeu o silêncio, segundo sua defesa


A defesa do presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, informou que ele respondeu a todas as perguntas durante um depoimento à Polícia Federal, em Brasília, nesta quinta-feira 22. A oitiva aconteceu no âmbito do inquérito sobre a articulação de um golpe de Estado em 2022.
Além de Valdemar, mais de 20 investigados no caso foram chamados a prestar esclarecimentos à PF. O depoimento do dirigente do PL durou mais de duas horas.
As investigações miram um grupo que planejava reverter o resultado da eleição presidencial por meio de um golpe de Estado. Estão na mira, entre outros, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), militares e ex-ministros.
Em nota divulgada após o depoimento, o advogado Marcelo Bessa evitou detalhar a oitiva e as acusações contra Valdemar.
Quem também respondeu às perguntas da PF, de acordo com seu advogado, foi o ex-ministro da Justiça Anderson Torres.
A atitude destoa da estratégia adotada por Bolsonaro e outros investigados, a exemplo dos generais Walter Braga Neto e Augusto Heleno, que permaneceram em silêncio. A alegação dos respectivos advogados é que, sem acesso à íntegra da delação do tenente-coronel Mauro Cid, seus clientes não teriam plenas condições de defesa.
Os depoimentos foram autorizados pelo Supremo Tribunal Federal como um desdobramento da Operação Tempus Veritatis, deflagrada em 8 de fevereiro. Valdemar foi alvo de busca e apreensão durante a batida policial, mas acabou detido após agentes da PF encontrarem uma arma de fogo com registro vencido em sua residência.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Advogado de Valdemar decide abandonar a defesa de Bolsonaro no STF
Por Wendal Carmo
Como parlamentares do PL têm reagido à operação contra Bolsonaro e Valdemar Costa Neto
Por Wendal Carmo