Política

Valdemar cobra pronunciamento de Bolsonaro a apoiadores: ‘Precisa falar com o povo dele’

O cacique do PL também prometeu convencer o ex-capitão voltar a usar as redes sociais

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, à frente de um banner com Bolsonaro. Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, cobrou, nesta terça-feira 29, uma declaração pública de Jair Bolsonaro (PL) a seus apoiadores, e disse que irá pedir ao ex-capitão, recluso desde o resultado das eleições, que reapareça para manter bolsonaristas ‘unidos’.

Parte dos apoiadores do atual presidente, vale lembrar, está acampada em frente aos quartéis do Exército, onde pedem intervenção militar para impedir que o presidente eleito Lula (PT) assuma a Presidência em 2023.

“O Bolsonaro precisa falar com o povo dele. Todo pessoal que votar nele quer manifestação, ele precisa falar para manter todos unidos”, disse Valdemar em entrevista à CNN Brasil nesta terça.

O cacique do PL também prometeu convencer o ex-capitão voltar a usar as redes sociais. Quebrando os padrões dos últimos quatro anos, Bolsonaro tem mantido um silêncio também nos seus perfis oficiais. Suas principais publicações têm sido em redes pouco habituais, como o LinkedIn, plataforma focada em negócios e, ironicamente, comum entre quem busca um novo emprego.

Na entrevista, Valdemar confirmou que se encontrará com Bolsonaro nesta terça e, além do pedido de pronunciamento e retorno para as redes sociais, convidará o candidato derrotado para um jantar com integrantes do PL na noite de hoje.

O evento é uma tentativa de acalmar os ânimos após a derrota imposta à sigla pelo TSE, que impôs ao partido multa de 22 milhões de reais por pedir, sem provas, a anulação de votos do 2º turno por uma suposta fraude. O entendimento da Corte foi que o PL agiu de má-fé e, por isso, determinou que os recursos públicos do partido sejam bloqueados até que a multa seja paga. A ação, capitaneado por Valdemar sob a pressão de bolsonaristas, incomodou a velha-guarda da legenda.

Publicamente, porém, Valdemar nega que o jantar sirva para tratar do tema. Ele alega que o evento é uma confraternização para que os bolsonaristas recém-chegados ao PL conheçam os antigos membros. Sobre a punição judicial, o líder do partido disse que irá recorrer ao próprio TSE e que não descarta uma ação no Supremo Tribunal Federal visando a reversão da multa.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo