Política

União Brasil afasta Bivar da presidência do partido após brigas com Rueda

Sigla ainda encaminhou ao Conselho de Ética uma ação que pode expulsá-lo da legenda

Plenário da Câmara dos Deputados durante sessão solene do Congresso Nacional destinada a inaugurar a 1ª Sessão Legislativa Ordinária da 57ª Legislatura. Em discurso, primeiro-secretário da Mesa do Congresso Nacional, deputado Luciano Bivar (União-PE). Foto: Pedro França/Agência Senado
Apoie Siga-nos no

O União Brasil afastou, nesta quarta-feira 20, o deputado federal Luciano Bivar (PE) da presidência do partido e encaminhou ao Conselho de Ética uma ação que pode expulsá-lo da legenda.

O afastamento ocorreu de maneira temporária, enquanto o processo tramita internamente. O parlamentar pernambucano terá mais cinco dias para apresentar nova defesa.

Procurado, Bivar ainda não comentou a decisão. O espaço segue aberto.

Foram 11 votos a favor do afastamento e cinco contra a medida proposta pela senadora Professora Dorinha (TO). O deputado participou por vídeo da reunião e se absteve de votar.

O mandato de Bivar só terminaria em maio, mas o União resolveu antecipar a saída dele da presidência após o deputado se envolver em uma ferrenha briga com o advogado Antonio de Rueda.

A decisão representa um desfecho à série de trocas de acusações protagonizadas entre as alas lideradas por Bivar e o advogado. A tensão se intensificou após um incêndio em duas casas de praia de Rueda no litoral de Pernambuco.

O afastamento e a análise de expulsão do deputado são embasadas em supostas violações ao estatuto partidário.

Os caciques da sigla atribuem a Bivar as seguintes infrações:

  • ameaça de morte contra o vice-presidente Antonio de Rueda e seus familiares, inclusive sua filha de 12 anos;
  • indícios de motivação política criminosa nos incêndios que destruíram as casas de Rueda e da tesoureira do partido, Maria Emília Rueda, sua irmã;
  • violência política contra mulher;
  • validação de cartas de desfiliação de seis deputados do União Brasil do Rio de Janeiro sem submeter à decisão colegiada do partido.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo