Justiça

TSE multa Bolsonaro por propaganda negativa contra Lula

Campanha divulgou anúncios em site de buscas com conteúdo negativo sobre o petista

O ex-presidente Jair Bolsonaro. Foto: Evaristo Sá/AFP
Apoie Siga-nos no

O Tribunal Superior Eleitoral condenou a coligação “Pelo Bem do Brasil” e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por impulsionarem propaganda negativa contra Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2022. 

A Corte impôs o pagamento de multa de 40 mil reais à coligação e de 10 mil ao ex-capitão. A decisão foi tomada por unanimidade nesta quinta-feira 28. 

O relator da ação, ministro Benedito Gonçalves, destacou que a legislação eleitoral veda o ato de impulsionar pela internet propaganda negativa contra adversários.

A coligação bolsonarista divulgou dez anúncios em um site de busca que levavam internautas a uma página de teor negativo sobre Lula.

As peças ainda não estariam identificadas como “propaganda eleitoral” e não apresentavam o CNPJ do responsável pela campanha, conforme determina a legislação. 

Segundo o relator, Bolsonaro e a coligação se valeram de uma armadilha para driblar a proibição, “em afronta à boa-fé objetiva mediante subterfúgio, procurando desviar a atenção do internauta e conduzi-lo a sítio eletrônico com vasto material de propaganda contra adversário político”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo