Política

Moraes, do STF, prorroga inquérito sobre milícias digitais e ataques de Bolsonaro a urnas

Ministro determinou que investigação deve ser enviada à Polícia Federal por mais 90 dias para prosseguimento

Alexandre de Moraes e Jair Bolsonaro. Fotos: Nelson Jr./STF e Evaristo Sá/AFP
Apoie Siga-nos no

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou a prorrogação, por mais 90 dias, do inquérito da Polícia Federal que apura a suposta atuação de milícias digitais bolsonaristas. A investigação inclui ainda ataques do presidente Jair Bolsonaro às urnas eletrônicas realizados em uma live em julho de 2021.

A investigação apura a existência de uma organização criminosa para divulgar notícias falsas e ataques às instituições democráticas e inclui provas de atuação do próprio presidente Jair Bolsonaro nesse modo de operação.

Moraes já havia anteriormente determinado que provas sobre notícias falsas de Bolsonaro contra as urnas eletrônicas fossem analisadas dentro desse inquérito. O ajudante-de-ordens de Bolsonaro, coronel Mauro Barbosa Cid, também havia se tornado alvo das apurações.

No despacho, o ministro não apresentou detalhes sobre as diligências a serem realizadas. “Considerando a necessidade de prosseguimento das investigações e a existência de diligências em andamento, nos termos previstos no art. 10 do Código de Processo Penal, prorrogo por mais 90 dias”, escreveu.

Nesta sexta-feira, Bolsonaro novamente fez ataques a Moraes por sua atuação na condução das investigações

— O tempo todo usando a caneta para fazer maldade, tentar me tirar de combate, para desgastar. Já desafiei o Alexandre de Moraes, que vazou a quebra de sigilo telemático do meu ajudante de ordens, que é um crime o que esse cara fez. Esse cara fez um crime. Meu ajudante de ordens, em especial o Cid, porque eu tenho quatro, é um cara de confiança meu.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo